Valinhos

Obras de microdrenagem reduzirão futuros alagamentos na Invernada

A Prefeitura de Valinhos concluiu a execução do projeto da segunda fase das obras de microdrenagem da bacia do Córrego Invernada, que serão iniciadas nas próximas semanas. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gerson Luis Segato, a primeira fase foi iniciada em agosto do ano passado e, no trecho da Campos Salles onde está localizada a FAV e a Concessionária Codive, já é possível ver o resultado. A Prefeitura se prepara agora para realizar as obras no lado oposto.

Diferentemente das grandes enchentes e transbordamentos do Córrego Invernada ocorridos nos últimos anos, os alagamentos recentes provocados por chuvas intensas no cruzamento da Avenida Invernada com a Rua Campos Salles, com grande volume de água, são pontuais e deverão ser reduzidos com a nova fase das obras.

Segato explicou que as obras de macrodrenagem realizadas pela Rota das Bandeiras de canalização do Córrego Invernada e parte do Córrego das Nações, a construção de degraus hidráulicos ao longo do trecho de 800 metros com a contenção e acerto dos taludes e as obras de microdrenagem já resolveram os problemas de enchentes na região.

“Importante explicar para as pessoas que o cruzamento entre a Avenida Invernada e a Rua Campos Salles é o ponto mais baixo desse trecho e toda água da chuva sobre os bairros Santa Cruz, Vera Cruz de um lado, alto do Jurema e Vila Colega é conduzida exatamente para esse ponto”, disse o secretário.

De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins, João Paulo Damiano, as obras de macrodrenagem melhoraram a capacidade de escoamento do córrego. “Já com as obras de microdrenagem readequamos o sistema viário para escoar as águas pluviais, desafogando assim o sistema de galerias e possibilitando que a água entre mais rapidamente no córrego. É um sistema mais eficiente uma vez que, quando o nível no canal é alto, ocorre o afogamento das tubulações, que são muito baixas”, disse.

Damiano também explicou que a região da Invernada, historicamente, é uma planície de alagamento que foi tomada pela cidade.

LIMPEZA DA CALHA

Outra medida que será adotada pela Secretaria de Obras esta semana é a limpeza da calha do Córrego Invernada em toda sua extensão. “Vamos retirar toda areia e terra acumuladas na calha do córrego e isso também vai melhorar a vazão da água durante as chuvas de verão”, explicou o secretário de Obras.

Segundo Damiano, o problema da erosão na bacia do Invernada é sério. “É preciso que todos os que estão à montante (acima) que, por qualquer motivo, seja construção, limpeza de terreno, realizem o serviço seguindo boas práticas de conservação do solo, do contrário, o material é levado para o córrego, diminuindo o espaço dentro do canal e aumentando o risco de extravasamento”, disse.

COMPARTILHE NAS REDES