Valinhos

Obras da Invernada entram na fase de finalização

As equipes responsáveis pela obra de canalização do Córrego Invernada estão finalizando os trabalhos no túnel sob a avenida. O trecho já está na parte de acabamento, previsto para conclusão em abril, e faz parte da maratona de ações que visam melhorias para o Município. O próximo passo é a execução de obras complementares pela Unilever, cujo cronograma está previsto também para abril.

As obras atuais do túnel são executadas pela Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev). São 67 metros de extensão e 3,6 metros de diâmetro responsáveis em ampliar a vazão ao Córrego Invernada, interligando o Córrego ao canal da empresa Unilever.

O Túnel Linner fará a proteção do sistema de coleta e o afastamento sanitário, garantindo que a água da chuva não se misture ao esgoto, que é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Primeira fase

A primeira fase da canalização do Córrego da Invernada foi iniciada em setembro de 2016. A Prefeitura de Valinhos e a Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, fizeram o trabalho em um trecho com 150 metros de extensão, a partir da alça de acesso da Invernada, no trecho entre o Clube Atlético Valinhense e a alça de acesso para a avenida Onze de Agosto. Na primeira etapa foram construídos 151 metros de canal, totalizando 312 metros, 39% do total de 800 metros de extensão.

Segunda fase

Iniciada em 25 de junho de 2018, a segunda fase da obra prevê a execução de três travessias, uma no afluente do Córrego Invernada localizado na rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota e outras duas nos cruzamentos da Invernada com as ruas Paulo Setúbal e Fioravante Menegaldo, além da canalização de 45 metros no trecho entre as ruas Paulo Setúbal e Fioravante Menegaldo e do rebaixamento do córrego em um trecho com 200 metros de extensão, a partir da rua Campos Salles, para permitir a vazão da água.

O investimento da concessionária nessa etapa foi de R$ 3,5 milhões. Segundo a Rota das Bandeiras, foram implantados 116 metros de galeria nas travessas e 45 metros de canal aberto entre a Rua Paulo Setúbal e a Rua Campos Salles. Após a conclusão desta segunda etapa das obras, a Prefeitura, o Daev e a Rota das Bandeiras ainda executarão uma terceira intervenção ao longo do Córrego.

Canalização do Córrego Invernada

A execução das obras de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias Dom Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001. Somente este ano, através de uma firme gestão da Administração municipal junto à concessionária, as obras avançaram. 

COMPARTILHE NAS REDES