Novo guard rail da Invernada dá mais segurança aos motoristas

Novo guard rail da Invernada dá mais segurança aos motoristas

Ao todo serão instaladas 220 barras em ferro, no formato de guard rail
Ao todo serão instaladas 220 barras em ferro, no formato de guard rail

A Avenida Invernada, em Valinhos, está recebendo guard rails de proteção em um trecho de 1.350 metros para oferecer maior segurança aos motoristas que transitam pela via, uma das mais movimentadas da cidade. A instalação da proteção está sendo feita nas pistas dos dois sentidos e contempla trecho entre a portaria da Unilever até o retorno nas proximidades do Viaduto Abílio Franceschini, na região do Valinhense.

A condução da obra é feita pela PR2 Empreendimentos Imobiliários Ltda, que assumiu um Termo de Compromisso junto à Prefeitura para execução de obra pública em contrapartida fixada em 2,5% do valor do empreendimento.

Ao todo serão instaladas 220 barras em ferro, no formato de guard rail. São três frentes de trabalho que incluem serviços de topografia, perfuração dos pontos e concretagem das bases para a colocação das estruturas pintadas em amarelo para melhor visualização.

“Trata-se de uma obra complementar que não constava no projeto da concessionária Rota das Bandeiras, responsável peça execução das obras de canalização do córrego Invernada para a diminuição das enchentes no local. A colocação destes guard rails nos 1.350 metros de extensão vai proporcionar mais segurança aos motoristas. Numa segunda etapa será providenciado ao plantio de Palmeiras neste mesmo trecho para harmonização da paisagem no local”, destacou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Pedro Medeiros.

A execução das obras de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001.

A Rota das Bandeiras entregou em novembro de 2019 a terceira e última etapa das obras sob sua responsabilidade para canalização do Córrego Invernada. Simultaneamente aos trabalhos da concessionária foram executadas obras pela Prefeitura de Valinhos, Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e empresa Unilever.

O trabalho conjunto entre Rota das Bandeiras, Prefeitura, DAEV e Unilever foi fundamental para combater as enchentes que afetam a região há décadas. As três últimas fases das obras foram iniciadas ainda no ano passado, com uma série de intervenções que respeitaram o cronograma previsto. Todo planejamento e execução das obras foram previamente discutidos e acompanhados pela Prefeitura e pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Histórico

Em 2016, uma intervenção emergencial foi feita pela Rota das Bandeiras para canalizar trecho de 150 metros do Invernada, entre o Clube Atlético Valinhense e a alça de acesso para a Avenida Onze de Agosto, para conter erosão no local, sob o viaduto. Em 2017, a Prefeitura iniciou intensa negociação para a continuidade das obras. Foram necessárias muitas conversas e gestão para mobilizar as empresas envolvidas. A obra somente se concretizou após essas intensas negociações.

As intervenções da terceira etapa executadas pela concessionária no trecho da Avenida Invernada entre a Rua Campos Salles e a região da Unilever tiveram investimento de R$ 5,5 milhões. Nessa etapa dos trabalhos, a Rota das Bandeiras executou a canalização de cerca de 700 metros do Córrego Invernada e de seu afluente localizado na altura da Rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

Além disso, foi feita toda a proteção do talude do córrego com concreto para evitar o risco de erosões e implantado o paisagismo às margens do Invernada. A seção hídrica do córrego também foi ampliada para garantir maior capacidade de vazão da água.

Gabiões

Ainda na Invernada, próximo ao shopping, a Prefeitura de Valinhos construiu uma estrutura de contenção às margens do Córrego Invernada. O gabião evita assoreamento, protege o asfalto e obstrui desmoronamento de terra causados por fatores climáticos ou construção de edificações e aterramentos. A obra também contribui para o grande projeto de combate às enchentes na região da Invernada.

Outras melhorias

Há cerca de um mês a Avenida Invernada recebeu outras melhorias. Dois trechos da via foram recapeados entre o Viaduto Abílio Franceschini e o cruzamento com a Rua Paulo Setúbal e entre o cruzamento da Rua Campos Salles e a portaria da empresa Unilever, ambos no sentido bairro-Centro. As obras de recapeamento na avenida integram o Programa de Recapeamento executado em diferentes regiões do município, e foram realizadas pela empresa Atacadista Roldão também como parte da condição de empreender concedida pela Prefeitura.

Além das obras de recapeamento e da reformulação do trânsito na saída do Viaduto Laudo Natel, a empresa Atacadista Roldão construiu duas novas faixas de acomodação na Avenida Invernada, próximas ao retorno em frente à portaria da Unilever, para garantir maior fluidez, segurança e dinâmica do trânsito a partir do início da operação do supermercado em junho.

Ainda em contrapartida pela condição de empreender, a Atacadista Roldão assumiu o compromisso de reurbanizar a praça entre a Avenida Invernada e as Ruas Carlos Gomes e Castro Alves, na saída do bairro Santa Cruz, que também irá oferecer mais segurança aos motoristas que deixam o bairro para acessar a avenida.