Nova sede do Cemap no Lenheiro será entregue nesta sexta-feira

Nova sede do Cemap no Lenheiro será entregue nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 10, a Prefeitura de Valinhos entrega as reformas do prédio que passará a abrigar o Cemap (Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico), denominado José Natal Capovila, e a Casa do Adolescente.

Os dois serviços, referências na região e que desde o início da pandemia, em março, funcionavam provisoriamente no Caps II para atendimentos de urgência e emergência, agora contam com uma nova estrutura, na Rua João Moleta, 140, no bairro Lenheiro.

O prédio que abrigou vários outros serviços no passado, entre eles a Emei do bairro, quando foi construído pela Prefeitura, em 1976, e o programa Cemoa (Centro Municipal de Orientação ao Adolescente) por vários anos, recebeu pintura nova, manutenção em toda a sua rede elétrica e hidráulica, serviços de jardinagem e reestruturação do espaço que conta com 10 salas de atendimentos, sanitários, cozinha, pátio, quadra poliesportiva e recepção.

Antes desta nova sede, o Cemap e a Casa do Adolescente, ligados à Secretaria da Saúde, funcionavam há anos nas instalações da Avenida Brasil, 53, no bairro Vila Santana, quando cederam o espaço para a Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico.

A Unidade atende desde o dia 23 de março exclusivamente casos de pronto atendimento de crianças e gestantes e foi criada pela administração municipal para desafogar o atendimento na UPA e restringir o contato destes pacientes com os demais durante a pandemia do coronavírus.

Segundo a diretora do Departamento do Departamento de Programas e Projetos, Greta Luiza Ferraro Barduchi, os atendimentos passam a ser oferecidos das 7h às 16h, horário normal de funcionamento, mas ainda somente para casos de urgência e emergência, ou online para algumas situações onde também não é possível a interrupção das orientações, durante esta fase de quarentena e isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus.

“Apesar de ainda não podermos oferecer os serviços totalmente de forma presencial neste momento, a mudança para o novo endereço é positiva. Nosso espaço físico está maior e com muita área verde ao redor e foi escolhido com cuidado pela administração, pois vai receber crianças e adolescentes em um ambiente bastante acolhedor. O prédio é amplo e mais arejado e de fácil acesso à população”, destaca a diretora.

Segundo a supervisora de ambos os serviços, a fonoaudióloga Carina Levreiro Previtali, será dada continuidade aos serviços considerados de referência na região. “Oferecemos um atendimento altamente qualificado, realizado pela equipe multidisciplinar que é competente e bem comprometida. Além disso, na nova estrutura, esperamos remodelar os serviços para evitar a espera na fila por atendimentos devido à grande demanda de encaminhamentos pelas redes pública e privada de ensino e da saúde”, disse a supervisora.

Serviços

Tanto o Cemap, quanto a Casa do Adolescente, possuem atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, serviço social, psiquiatria infantil e neuropediatra. Juntos os serviços recebem uma média de 760 pessoas por semana.

O Cemap oferece atendimento para crianças com até 10 anos de idade. Já a Casa do Adolescente atende a faixa etária entre 10 e 18 anos. Os telefones para informações dos serviços são 3869-6698 e 3869-1113.