Macrozoneamento abre Oficinas Temáticas do novo Plano Diretor

Macrozoneamento abre Oficinas Temáticas do novo Plano Diretor

Primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (17) no Auditório das Faculdades Valinhos
Primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (17) no Auditório das Faculdades Valinhos

As oficinas temáticas da quarta etapa do processo de revisão do Plano Diretor do Município terão início na próxima segunda-feira (17), com a realização da primeira reunião que irá debater o tema Macrozoneamento. Ao todo serão três encontros que acontecerão no Auditório das Faculdades Valinhos (FAV), na Avenida Invernada, 595, das 17h às 22h.

O macrozoneamento, segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, engenheira Maria Silvia Previtale, é o principal referencial para a definição do uso e a ocupação do solo do Município. “Ele confere coerência ao planejamento e ao desenvolvimento da cidade”.

De acordo com ela, o tema macrozoneamento é uma das partes mais importantes do Plano Diretor, pois são as macrozonas que definem as vocações de cada uma das regiões da cidade. “O município hoje é dividido em quatro macrozonas, são elas a urbana, a rural agrícola, a rural turística e a rural turística, de proteção e recuperação dos mananciais. Cada uma delas tem uma função importante na definição dos destinos e do desenvolvimento da cidade”, explicou.

"O objetivo, se tudo correr dentro do planejado, é que essa etapa 4 possa ser encerrada com a realização da Audiência Pública do Plano Diretor no dia 4 de julho, data que ainda será confirmada", acrescentou Maria Silvia. Tanto as oficinas como a Audiência irão acontecer no Auditório das Faculdades de Valinhos (FAV), sempre das 17h às 22h.

Além da oficina do dia 17, também estão programadas mais duas oficinas, uma no dia 26, com o tema Zoneamento e Estruturação Viária, e outra no dia 28, quando serão debatidos os Parâmetros Urbanísticos e Instrumentos da Política Urbana.

A revisão do Plano Diretor do Município, que está sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, conta com os trabalhos de consultoria da GeoBrasilis Consultoria Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento.

PLANO DIRETOR III

O atual Plano Diretor do Município, também conhecido como Plano Diretor III, foi concebido pela Lei 3841, de dezembro de 2004, portanto, irá completar 15 anos e deveria ter sido revisado quando completou 10 anos, ou seja, em 2014.

Programação dos Encontros Temáticos

Dia 17/06 -  Tema: Macrozoneamento

Dia 26/06 – Tema: Zoneamento e Estruturação Viária

Dia 28/06 – Tema: Parâmetros urbanísticos eInstrumentos da Política Urbana

Dia 04/07 – Audiência Pública –  Apresentação das Propostas Técnicas para aRevisão do Plano Diretor e Discussão (data a confirmar)

 

Serviço:

Encontros Temáticos – Revisão Plano Diretor

Local: Auditório da FAV – Av. Invernada, 595 – Vera Cruz

Horário: Das 17h às 22h

Mais informações e documentos disponíveis para consulta no site oficial da Prefeitura

http://www.valinhos.sp.gov.br/governo/planejamento-e-meio-ambiente/revis...