Jovens do Círculo de Amigos do Patrulheiro visitam Prefeitura

Jovens do Círculo de Amigos do Patrulheiro visitam Prefeitura

Adolescentes de 13 a 15 anos conheceram de perto o trabalho da Administração Municipal
Adolescentes de 13 a 15 anos conheceram de perto o trabalho da Administração Municipal

Dois grupos de jovens do Projeto Conviva do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos visitaram a Prefeitura de Valinhos nesta terça-feira (8), de manhã e à tarde. Participaram da visita 22 adolescentes, de 13 a 15 anos, para concluir  um trabalho com foco na sustentabilidade e meio ambiente, desenvolvido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da instituição.

Os adolescentes foram recebidos à tarde pelo prefeito, Orestes Previtale Júnior, e pela vice-prefeita, Laís Helena, de manhã e à tarde. Eles estavam acompanhados pela coordenadora-geral do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, Aline Prado, pela coordenadora do Projeto Conviva, Juliana Lopez, e pela educadora social, Daniela Montagnoli.

Segundo Aline, na atividade do SCFV os jovens mapearam os bairros em que moram, elencando o que há de positivo e o que pode ser melhorado na perspectiva deles. “Visitamos a Prefeitura para conhecer o trabalho da Administração Municipal, trazer as demandas levantadas e buscar esclarecimentos”, comentou.

A coordenadora destacou que a ação com os adolescentes trabalha o protagonismo juvenil. “São nossos adolescentes atuando como cidadãos de fato, expressando suas opiniões e buscando conhecimento sobre como funciona o Poder Público. Estamos muito agradecidos pela oportunidade e recepção que tivemos”, disse.

Na reunião com o prefeito e a vice-prefeita, os adolescentes conheceram melhor o trabalho realizado pela Administração Municipal e puderam fazer perguntas sobre diversos assuntos. Visitaram os gabinetes do prefeito Orestes e da vice-prefeita Laís Helena e também as secretarias municipais que funcionam no Paço Municipal.

O prefeito Orestes destacou a importância do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos e de seu papel fundamental de abrir portas para os adolescentes no mercado de trabalho. Ele lembrou que os patrulheiros aprendizes têm  oportunidade de conhecer de perto o trabalho de diversos profissionais, o que pode facilitar no futuro suas próprias escolhas.

“Quando chegamos à Prefeitura, tínhamos apenas oito aprendizes em atividade. Hoje temos 20 patrulheiros atuando em várias secretarias. Essa ampliação reforça nossa ideia de que a experiência prévia profissional é um aprendizado fundamental para o crescimento pessoal de nossos adolescentes”, afirmou o prefeito.

Orestes considerou de grande importância que os jovens conheçam de perto os poderes públicos e sugeriu que a atividade do Círculo de Amigos do Patrulheiro seja estendida ao Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), ao Poder Judiciário e à Câmara Municipal.

A vice-prefeita Laís Helena, que por anos 26 anos prestou trabalho voluntário no Círculo de Amigos dos Patrulheiros, dez como presidente da instituição, comemorou a visita dos jovens. A Prefeitura sempre vai estar de portas abertas para receber vocês, ouvir seus anseios e esclarecer dúvidas. Isso é cidadania, o que tem que começar logo cedo, assim como vocês estão fazendo hoje aqui”, afirmou Laís Helena.

A aprendiz Raquel Vieira dos Santos, 15 anos, acompanhou com atenção o encontro e disse ao prefeito Orestes que se sente feliz morando em uma cidade que tem muitos pontos positivos. “É muito bom saber que um trabalho sério vem sendo realizado para garantir a qualidade de vida em nossa cidade”, comentou.

A aprendiz Vanessa Gabriela Silva Divino, 15 anos, afirmou que foi muito interessante ouvir da vice-prefeita Laís Helena que as dificuldades na política enfrentadas por ela, como mulher e negra, foram superadas com base na educação que recebeu de seus pais, sempre valorizando o conhecimento. “Isso serve de exemplo para mim”, disse.