Valinhos

Início das aulas está previsto para fevereiro e terá adaptações

Após a pandemia da Covid-19 prejudicar o andamento do ano letivo em 2020, as Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino já se preparam para o início das aulas. As escolas serão obrigadas a investirem em medidas para garantir a segurança sanitária dos estudantes, professores e demais funcionários.

A Rede Municipal de Ensino planeja o início das aulas para o dia 3 de fevereiro. A Prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) afirmou durante café com a imprensa local que as escolas precisam retomar suas atividades. “Queremos que volte, mas queremos segurança para as nossas crianças. E essa segurança é através de uma estrutura que já deveria ter sido feita e não foi. Nós vamos fazer agora”.

De acordo com a prefeita, as escolas terão que se adaptar a essa nova realidade. “São adaptações básicas: aumentar a aérea de ventilação, janelas, estudo de distanciamento, aquisição de álcool em gel, aquisição de medidor de temperatura. Estamos correndo atrás para adaptar todas as escolas para que possam voltar as aulas”. Na segunda-feira, dia 18, será realizada reunião para definir detalhes do calendário escolar.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com 50 escolas, sendo 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs); 22 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) – Educação Infantil e, 18 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) – Ensino Fundamental. São quase 12 mil alunos e 523 professores.

A Rede Estadual de Ensino prevê o início das aulas no dia 1º de fevereiro. De acordo com o Governo do Estado, nesse primeiro momento as escolas receberão 35% dos alunos matriculados para aulas presenciais e será realizado um rodízio entre os alunos para que mesmos frequentem à escola 2 vezes por semana. Assim, as atividades online continuarão fazendo parte da rotina dos estudantes. Em Valinhos são 7 Escolas Estaduais: Adoniram Barbosa (CECAP), Américo Belluomini (Vila Progresso), Antônio Alves Aranha (Jardim Ribeiro), Cyro de Barros Rezende (Vila São Sebastião), Flávio de Carvalho (Jardim São Marcos), José Leme do Prado (Vila Santana) e Maria Neiva Abdelmassih Justo (Jardim América II).

A Rede Particular de Ensino terá o início do ano letivo entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro. Cada escola tem autonomia para definir a melhor data desde que siga às recomendações do Ministério da Saúde quanto às medidas sanitárias e do Ministério da Educação em relação ao número de dias de aula. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Valinhos conta atualmente com 33 escolas particulares.

COMPARTILHE NAS REDES