Guarda comemora 36 anos com novas viaturas e condecorações

Guarda comemora 36 anos com novas viaturas e condecorações

Prefeito Orestes Orestes entregou duas novas viaturas à corporação e mais quatro estão sendo adquiridas
Prefeito Orestes Orestes entregou duas novas viaturas à corporação e mais quatro estão sendo adquiridas

A comemoração dos 36 anos de atividade da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, nesta sexta-feira, na sede da corporação, foi marcada pela entrega de duas viaturas novas e a condecoração de um grupo de mais de cem guardas civis. Eles receberam medalhas e certificados pela prestação de serviços de 10, 20, 25 e 30 anos à corporação, pela participação no treinamento de Tiro Israelense, por Mérito da Ação, da Vida e da Cidadania, com relevantes serviços prestados à população.

No evento, o prefeito Orestes Previtale disse que a frota será reforçada com mais 14 viaturas, entre aquisição e locação. O prefeito lembrou que a celebração dos 36 anos se faz com a história cotidiana da corporação. “Temos muito o que comemorar”, garantiu. Citou os investimentos atuais na estrutura, como a sede própria, a construção do canil no local, o fardamento e o armamento. Citou ainda a aquisição de mais quatro viaturas, com expectativa de chegada nos próximos meses, e a locação de mais 10. “Quem ganha é a cidade de Valinhos”, afirmou.

Os guarda condecorados na categoria Mérito foram Márcio Luiz Pires, que este ano salvou um bebê de um ano engasgado; Ademir de Lima Albuquerque e Sandra Verdó, que passaram por situação semelhante, em 2015; e Leonardo da Silva Agostinho, que atua no Corpo de Bombeiros da cidade e auxiliou um parto no início deste ano.

A vice-prefeita, Laís Helena, afirmou que Valinhos é hoje uma cidade mais segura devido à forte atuação da GCM. “É porque tem um trabalho integrado (com as Polícias Militar e Civil) e invejável”, disse. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Carlos Roberto Prestes, garantiu que os 36 anos de atuação estão atrelados ao amadurecimento da tropa. “Nossa Guarda Civil é moderna. Reflexo de anos de trabalho prestado na cidade”, disse.
    
Segundo Prestes, a atuação com qualidade da corporação se respalda nas estatísticas. “Hoje Valinhos é a 3ª cidade mais segura da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a 12ª do Brasil e a 3ª cidade menos violenta do país”, lembrou. A cerimônia contou ainda com a presença de secretários, vereadores, autoridades militares, civis, eclesiásticas, as GCMs de Campinas, Leme, Indaiatuba e Itatiba, além dos alunos da APAE.