Grande festa marca entrega do Parque dos Girassóis

Grande festa marca entrega do Parque dos Girassóis

Prefeitura de Valinhos

Uma grande festa marcou a inauguração do Parque dos Girassóis e do Sistema de Lazer 4 no Jardim São Marcos na manhã deste domingo, dia 9. A entrega marcou o fechamento das comemorações dos 123 anos de Valinhos e da Semana do Meio Ambiente. Centenas de moradores da região prestigiaram o evento. Esta é a segunda grande área de lazer entregue pelo prefeito  dentro das comemorações de aniversário de Valinhos.

Localizado numa área de mais de 35 mil metros quadrados, entre e via férrea e a Avenida 2, que liga o Jardim São Marcos à região da Capuava, o Parque dos Girassóis tem uma extensão de 1,8 quilômetros composto de uma pista de caminhada, toda área foi urbanizada, com melhoria na iluminação pública, uma academia ao ar livre,  recebeu grama e mais de 1,6 mil mudas de árvores nativas, sendo 300 ipês, para recompor a mata ciliar próxima ao córrego Samambaia e garantir vida ao novo parque quie também recebeu o plantio de sementes da flor que leva o seu nome.

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Marcos, o ex-vereador Leo Godói, agradeceu ao prefeito Orestes Previtale (PSB), por ter transformado um terreno baldio, utilizado para a desova de lixo e entulho em um espaço de lazer, esporte e entretenimento aos moradores. “Somos gratos pela atenção que o senhor tem dado ao nosso bairro e em nome dos moradores quero agradecer por mais esta importante conquista”, disse.

Os vereadores  Roberson Cosntalonga, o Salame (MDB) e Israel Scupenaro (MDB), participaram da festa de inauguração e, enalteceram o trabalho que a administração do prefeito Orestes, após o saneamento das constas públicas, está realizando pela cidade. “Tenho acompanhado seu trabalho prefeito e sei que o senhor só dá um passo onde as pernas alcançam e, é com essa responsabilidade que está colocando Valinhos de volta nos trilhos”, disse Salame.

Já o vereador Israel Scupenaro iniciou sua fala pedindo ao prefeito um play ground para o espaço que foi contemplado com uma academia ao ar livre. “Nós vereadores realizamos nosso papel que é de reivindicar e, sei que é um dia de entrega de obras, mas atendendo ao pedido de uma moradora do bairro quero aproveitar e solicitar a instalação do play ground para as crianças”, disse. Israel também lembrou de obras importantes na região realizadas pelo prefeito, como a construção da ponte da Capuava, sob o ribeirão Pinheiros depois de uma espera de 14 anos, a UBS do Frutal, a piscina do Jardim Paraiso e a retomada das obras da maior escola de Valinhos, a escola dos Cocais.

Já o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos – DAEV – Dr. Pedro Medeiros, que também participou da concepção e da obras do Parque dos Girassóis, uma vez que o emissário de esgoto acompanha toda a extensão da Avenida 2 em direção a Estação de Tratamento de Esgotos – ETE – Capuava, falou sobre as diversas obras de saneamento realizadas por toda a cidade nos últimos dois anos e meio. “Quando viemos aqui nos deparamos com uma placa mentirosa anunciando uma obra que nunca aconteceu, o prefeito assumiu esse compromisso e a obra está aí, sendo entregue para toda população poder desfrutar”, disse.

A prefeita Laís Helena (PSB), também fez questão de enaltecer o trabalho que esta sendo realizado pelo prefeito Orestes por toda cidade. “Na campanha nós estivemos aqui no bairro e nos deparamos com uma situação de abandono nesta área, que era utilizada para jogar lixo e entulho e que agora foi transformada num lindo parque para o lazer da população”, destacou.

Antes de falar das obras que estavam sendo entregues, o prefeito sugeriu aos vereadores Israel e Salame que levassem a ideia à presidente da Câmara, Dalva Berto (MDB), sobre a denominação do Sistema de Lazer 4, que poderia levar o nome do esportista Danilo Berto, filho da vereadora e que faleceu no dia 26 de maio, após um acidente de moto durante competição no Autódromo de Interlagos em São Paulo.

Ao falar sobre o Parque dos Girassóis e do Sistema de Lazer 4, o prefeito Orestes agradeceu as equipes da Prefeitura e do DAEV que se empenharam muito para que o lugar ficasse pronto para sua entrega à população. “É um dia especial para a região do São Marcos que assistiu a transformação deste lugar.  Aliás, foi um mês especial quando promovemos diversas inaugurações em diversos pontos da cidade, foram dezenas de obras em prol da população e, não venham dizer que isto é eleitoral porque não é, estamos num ano administrativo e cumprindo uma agenda importante”, afirmou.