Feira do Produtor de Valinhos completa 19 anos de atividades

Feira do Produtor de Valinhos completa 19 anos de atividades

No sábado, dia 26, a 1ª Feira do Produtor realizada aos sábados no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini em Valinhos, completa 19 anos de atividades. Ela foi criada para ajudar o produtor rural da cidade a ter um ponto de venda direto com o consumidor e desta forma ajudar a ter uma melhor renda e fixar o homem no campo.

A Rádio Valinhos FM, 105,9 vai transmitir direto da feira no dia do aniversário, das 8 às 9 horas, entrevistas com os agricultores, com os clientes e autoridades que sempre prestigiam o evento e para festejar, o grupo está preparando um momento de parabéns para marcar esse tempo histórico.

A feira era um desejo dos produtores que queriam ter o contato com os consumidores, levando o seu produto direto do sítio para o consumo e também era um anseio da população, de poder comprar frutas, verduras, legumes, ovos e outros produtos fresquinhos, de qualidade e direto de quem produz.

Odair Nascimento, produtor de goiaba e que está na feira desde o início, lembra que em 2003, por iniciativa da Prefeitura, juntamente com a Casa da Agricultura e Associação Agrícola de Valinhos, a feira foi instalada no pavilhão de venda de frutas da Festa do Figo. “Quando começamos estávamos em 22 produtores, mas aos poucos eles foram deixando por falta de incentivo e divulgação, estamos hoje com 11 produtores e lutamos bravamente para manter essa tradição na cidade, porque gostamos do contato com nossos clientes, todos os sábados eles nos prestigiam e posso dizer que somos um grupo de amigos”.

Também Nely Yamazaki, produtora de verduras hidropônicas, lembra que a falta de interesse dos produtores aconteceu porque não tiveram por parte das administrações anteriores o apoio necessário, pouca divulgação. “Nós persistimos com esta feira, porque temos clientes fiéis, quando algum não vem já ficamos preocupados em saber o que aconteceu, o mesmo acontece quando um produtor por qualquer motivo não pode vir pra feira. Existe uma troca importante, um carinho mútuo”.

Eufrásia Lacarini, família tradicional na produção de figo, uva, disse que a pandemia afastou alguns clientes, mas é muito triste saber que a feira existe há 19 anos e ainda tem pessoas que não sabem que esta feira funciona no Parque Municipal. “A feira pode crescer, poderemos trazer mais produtos se a clientela também frequentar em maior número”.

Na Feira do Produtor de Valinhos estão pessoas tradicionais que há mais de três gerações estão cidade, cultivando a terra, como: Odair Nascimento, Eufrásia Lacarini, Kelly Trombeta, Nely Yamazaki, Victor Cabral Gunther e a Létícia, Fátima Felix Oliveira e seu filho Marcos, Hitomo Imanishi, César Fassina, Armando Kubota, Juliano Gasques, e Paulo Sérgio, todos promovem a agricultura familiar e preservam as características da cidade com sua fruticultura tão famosa.