ETE Capuava: ampliação já tem aval para captação de recursos

ETE Capuava: ampliação já tem aval para captação de recursos

O novo sistema da ETE Capuava vai beneficiar 162 mil pessoas, sendo 121 mil em Valinhos e 41 mil em Campinas
O novo sistema da ETE Capuava vai beneficiar 162 mil pessoas, sendo 121 mil em Valinhos e 41 mil em Campinas

Em solenidade realizada na última quinta-feira, dia 22, no auditório da Sanasa Campinas, o prefeito  Orestes Previtale (PSB) e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) assinaram o termo de autorização para captação dos recursos necessários para as obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava. Também participaram do evento a vice-prefeita de Valinhos, Laís Helena, o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Pedro Medeiros, o vereador André Amaral (PSB) e o presidente da Sanada, Arly de Lara Romêo.

A autorização da captação de recursos é mais uma etapa do projeto que prevê investimentos de R$ 129 milhões para ampliar a capacidade de tratamento da ETE Capuava de cerca de 100 litros por segundo para 400 litros por segundo.  A estação será administrada em parceria entre DAEV e Sanasa. Além disso, Valinhos passará a produzir água de reúso, que pode ser utilizada por empresas da região em seus processos de produção. "Além de tudo isso, ainda vamos devolver ao Rio Atibaia uma água com pureza superior à captada do próprio rio", disse o prefeito Orestes.

Os recursos da obra virão de financiamento da Sanasa junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que vai bancar 95% do investimento, e o restante (5%) será de responsabildidade da Sanasa. "Estive com o presidente da CEF nesta semana e me deu um sinal positivo de que os recursos estão disponíveis. A expectativa é de que as obras possam começar até o começo do próximo ano", disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

O novo sistema da ETE Capuava vai beneficiar 162 mil pessoas, sendo 121 mil em Valinhos e 41 mil em Campinas.

Junto com a autorização para a ETE Capuava, a Sanasa também autorizou a captação de mais R$ 126 milhões para obras semelhantes em outra estação de Campinas, a ETE Anhumas, na região da Rodovia D. Pedro I.

NA FOTO: Os prefeitos Jonas e Orestes dão entrevistas a jornalistas depois da assinatura, na Sanasa, do termo que libera a captação de recursos para a ampliação da ETE Capuava

+ Fotos: