Estudo aponta Valinhos como a melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Social

Estudo aponta Valinhos como a melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Social

Ranking da Urban Systems publicado pela Revista Exame aponta que Valinhos é a 47ª Melhor Cidade do Brasil para se Fazer Negócios
Ranking da Urban Systems publicado pela Revista Exame aponta que Valinhos é a 47ª Melhor Cidade do Brasil para se Fazer Negócios

Valinhos é a melhor cidade do Brasil no indicador Desenvolvimento Social. Isso é o que aponta estudo que definiu o Ranking das 100 Melhores Cidades do Brasil para se Fazer Negócios, publicado pela revista Exame nesta quinta-feira (10). Em sua 6ª edição o ranking, elaborado pela Consultoria Urban Systems, aponta Valinhos como a 47ª melhor cidade e, com destaque para o recorte Desenvolvimento Social, onde Valinhos aparece em 1º lugar.

O ranking avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis, focando nas melhores cidades em relação ao:  Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

“E uma excelente notícia para Valinhos o que demonstra também que estamos no caminho certo, pois são esses índices que mostram tecnicamente que estamos no caminho certo e que nossa cidade está preparada para receber novos empreendimentos”, comemorou o prefeito Orestes Previtale.

No ranking geral Valinhos subiu 23 posições, saindo da 70ª posição obtida em 2018 para a 47ª em 2019. No tocante ao Desenvolvimento Social, Valinhos subiu 4 posições em relação a 2018, atingindo o topo do ranking em 2019.

Importante destacar que o indicador Desenvolvimento Social transita também pelas áreas de educação e saúde, onde são avaliados: população extremamente pobre; crescimento da renda média trabalhadores formais; IDHM; esperança de vida ao nascer; taxa de alfabetizados - 15 anos ou mais; IDEB; índice de coleta de esgoto; índice de tratamento de esgoto e Homicídios com arma de fogo por habitantes.

De acordo com a Urban Systems neste recorte Valinhos se destacou por seu desempenho Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB cuja média é de 5,5 pontos (média Brasil = 4,7), pela Taxa de alfabetização

cima de 96% (média Brasil = 91,7%), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,82 (média Brasil = 0,5), pelo crescimento da Renda média dos trabalhadores formais de 6,9% (média Brasil = 4,3%), a Baixa incidência de população extremamente pobre e pelos Índices de homicídios com arma de fogo inferior a 5 por 100 mil habitantes.

Valinhos também é destaque entre as 100 cidades no indicador de Infraestrutura, onde ocupa a 15ª posição. Dentre outras coisas este indicador avalia o Índice de perdas na distribuição de água; economias atingidas por paralisações; índice de atendimento urbano de água; percentual de moradores em áreas urbanas com pavimentação no entorno; conectividade dos aeroportos; linhas rodoviárias com seção na cidade; percentual de conexões de banda larga fixa acima de 34 Mbps e população em domicílios com energia elétrica.

O Ranking das Melhores Cidades para se Fazer Negócios também analisa o indicador Desenvolvimento Econômico (64º lugar) e Capital Humano.

Se o ranking geral das Melhores Cidades para Fazer Negócios for estratificado para o estado de São Paulo, Valinhos aparece na 21ª posição e na Região Metropolitana de Campinas – RMC – Valinhos fica em 4º lugar, atrás de Campinas (9º lugar), Paulínia (10º lugar) e Indaiatuba (29º lugar).

O Ranking das Melhores Cidades
De acordo com a Urban Systems, o Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: IQM® - Índice de Qualidade Mercadológica, que tem por objetivo servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Para a elaboração do ranking a consultoria considerou apenas os municípios com mais de 100.000 habitantes em 2018 (Estimativa da População - IBGE) ou seja, um universo de 317 cidades entre capitais e grandes cidades, do total de 5.570 municípios do país.

DESTAQUE
Melhores cidades para fazer negócios

1ª Melhor cidade do Brasil no indicador Desenvolvimento Social
47ª Melhor Cidade do Brasil para se Fazer Negócios
21ª Melhor Cidade do Estado para Fazer Negócios
4ª Melhor cidade da Região Metropolitana de Campinas para Fazer Negócios