Ecopontos de Valinhos receberam quase 24 mil visitas em 2021

Ecopontos de Valinhos receberam quase 24 mil visitas em 2021

Recolhimento de material descartável impacta de forma positiva na saúde e meio ambiente

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, divulga o balanço final dos dois ecopontos no ano de 2021. Os dois espaços receberam quase 24 mil visitantes. O ecoponto do Bairro Ortizes recebeu 13.007 visitas, enquanto o do Bairro Santa Gertrudes chegou a 10.347 visitas. Além da diminuição dos descartes irregulares em pontos da cidade, a recepção do material descartável diminui o aparecimento de animais peçonhentos e de mosquito da dengue.

“Aos poucos, a população vai se conscientizando da importância do descarte correto dos materiais”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, o descarte correto ameniza ainda alguns problemas no período chuvoso, como a facilidade no escoamento de água pluviais para os rios, via tubulação, evitando ou diminuindo incidências de enchentes.

“O principal uso dos ecopontos pelos visitantes foi para o descarte de resíduos de construção”, aponta o secretário de Obras, Gustavo Yansen. Segundo ele, o maior índice de materiais coletados foi de resíduos de construção, que chegou a 2.090 toneladas.

Ainda, é possível destacar outros números importantes, como 818 toneladas de móveis,  colchões,  sofás e outros. E, por último, os 2 ecopontos receberam 664 toneladas de madeira. “O Cata-Bagulho foi responsável por 1.482 toneladas de materiais inservíveis”, completa o secretário.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 16 horas. O primeiro ecoponto data de maio de 2019 e o segundo foi inaugurado na gestão da prefeita Capitã Lucimara, em abril de 2021.

Primeiro Ecoponto Municipal

Endereço: Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos.

Segundo Ecoponto Municipal

Endereço: Rua Antônio Cremasco, altura do número 165, Bairro Santa Gertrudes.