Ecoponto Municipal continua operando para receber materiais inservíveis

Ecoponto Municipal continua operando para receber materiais inservíveis

Descartar lixo ou qualquer material em áreas públicas ou privadas é proibido
Descartar lixo ou qualquer material em áreas públicas ou privadas é proibido

Neste tempo de quarentena e isolamento social, muitos valinhenses estão aproveitando para colocar a casa e o quintal em ordem, especialmente neste período em que é necessário também combater os focos do mosquito da dengue e arboviroses. Feita a limpeza, o Ecoponto Municipal de Valinhos é o local onde os entulhos e materiais que não servem mais devem ser descartados.

Descartar lixo ou qualquer material em áreas públicas ou privadas é proibido. A Prefeitura conta com os moradores para que façam a destinação correta de seus entulhos, levando-os até o Ecoponto Municipal, e para que denunciem infratores. Manter a cidade limpa é dever de todos.

A destinação irregular desse material em praças públicas e áreas verdes potencializa a formação de criadouros de mosquitos de arboviroses como a dengue e coloca em risco a saúde pública.

A Secretaria Municipal de Administração está orientando moradores a destinar corretamente esses entulhos e materiais inservíveis descartando-os no Ecoponto Municipal, que está funcionando normalmente.

“Temos visto que as pessoas, atendendo a pedido das autoridades de Saúde, estão ficando em casa e aproveitando para limpar o quintal, se livrar de algum eletrodoméstico ou móvel e o Ecoponto é a forma mais adequada para destinar esse material”, explica Osvaldo Molon Filho, secretário de Administração.

Molon Filho informa que o local continua em operação para receber o descarte de pequenas quantidades de entulhos em geral, recicláveis, galhos, resíduos de poda e capina, móveis e eletrodomésticos sem uso.

O descarte desse material é gratuito, não há nenhuma taxa pelo serviço. “Importante informar que os funcionários que trabalham no Ecoponto estão equipados com EPIs para garantir a segurança dos mesmos no manuseio do material e para evitar contaminação com coronavirus”, disse o secrtário.

No local não entra caminhão, apenas veículos de passeio, vans e utilitários. O horário de funcionamento é de segunda à sábado, das 7h40 às 16 horas. “Essa é a forma mais responsável para que o cidadão possa fazer o descarte de resíduos sólidos”, finalizou Vadinho.

 

O ECOPONTO

O Ecoponto não é um aterro nem lixão, é um local onde os resíduos são depositados, acondicionados e posteriormente destinados. O material é encaminhado para triagem no Centro de Valorização de Resíduos, no Vale Verde.

Moradores de qualquer parte da cidade podem levar seus resíduos ao Ecoponto. O Ecoponto não recebe lixo orgânico, que tem coleta residencial. Valinhos conta ainda com coleta de lixo reciclável.

 

Serviço

Ecoponto Valinhos

Funcionamento - de segunda a sábado, das 7h40 às 16h

Endereço - Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos