Dia Mundial do Doador de Sangue - Rotary Club realiza campanha na próxima terça-feira, dia 18

Dia Mundial do Doador de Sangue - Rotary Club realiza campanha na próxima terça-feira, dia 18

A próxima campanha acontece na terça-feira, dia 18, das 8h30 às 12h00, na sede Rotary Club de Valinhos está localizado na Rua 12 de outubro, 635 Vila Santana
A próxima campanha acontece na terça-feira, dia 18, das 8h30 às 12h00, na sede Rotary Club de Valinhos está localizado na Rua 12 de outubro, 635 Vila Santana

Dia Mundial do Doador de Sangue
Campanha de Doação do Rotary é fundamental para o Banco de Sangue do Hemocentro

Hoje, dia 14, é o Dia Mundial do Doador de Sangue e, o objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vidas.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneo.

Em Valinhos, uma ação mensal realizada pelo Rotary Club de Valinhos há 24 anos, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e a Santa Casa tem feito a diferença para a vida de muita gente e é fundamental na manutenção do Banco de Sangue do Hemocentro da Unicamp que atende aos hospitais da região.

A próxima campanha acontece na terça-feira, dia 18, das 8h30 às 12h00, na sede Rotary Club de Valinhos está localizado na Rua 12 de outubro, 635 Vila Santana.

Para se ter uma ideia da importância desse trabalho, em 2018 foram coletadas 785 bolsas, numa média de 65,4 bolsas por mês.  Somente nos cinco primeiros meses de 2019 os valinhenses doadores de sangue já possibilitaram a coleta de 307 bolsas. Segundo integrantes da diretoria do Rotary Club, todo sangue coletado é levado para o banco de sangue do Hemocentro da Unicamp,  que atende os hospitais da nossa região, inclusive a Santa Casa que, recorre a um número superior ao que é coletado mensalmente.

De acordo com o Ratary Club, Valinhos tem muitos doadores regulares de sangue que voluntariamente participam da campanha. “Essas pessoas tem uma visão clara de que aquele ato de doação esta salvando vidas”, aponta Luiz Paulo Zanivan do Rotary Club.

Requisitos básicos para doação de sangue
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, ter entre 18 e 65 anos e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.
O doador precisa ter descansado no mínimo 06 horas nas últimas 24 horas, não estar resfriado ou amamentando, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não ter fumado algumas horas antes.
Após a doação é preciso ter também alguns cuidados, se hidratar, não dirigir moto, não realizar atividades de risco e fazer uma dieta leve.