DAEV recebe material de novo sistema de esgoto na Vila Santana

DAEV recebe material de novo sistema de esgoto na Vila Santana

Importante obra de saneamento básico vai trazer benefícios para os moradores e para o meio ambiente
Importante obra de saneamento básico vai trazer benefícios para os moradores e para o meio ambiente

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) recebeu três carretas carregadas com tubulações que serão utilizadas para reconstrução e modernização do emissário de esgoto que cruza o Ribeirão Pinheiros na Vila Santana. “Mais uma importante obra de saneamento básico realizada pelo DAEV e pela Prefeitura para trazer benefícios para toda cidade, especialmente para o meio ambiente”, afirmou o presidente do DAEV, Ricardo Gardin.

O material chegou à cidade na semana passada, um dia depois da entrega de um carregamento de anéis de concreto liso que serão utilizados na construção das caixas de passagem do emissário.

Todo o equipamento foi depositado no estacionamento do Ginásio Clemente Marchiori, na Vila Santana, próximo ao local da obra, o que facilitará seu manuseio.

De acordo com Gardin, o emissário que cruza o Ribeirão Pinheiros havia sido danificado pelas fortes chuvas da semana anterior e a equipe do Departamento de Operação e Manutenção agiu rápido para conter o vazamento de esgoto no ribeirão.

Segundo Gardin, nesse trecho o emissário cruza o ribeirão em dois pontos, próximo à linha férrea e abaixo do ginásio de esportes e estava vulnerável ao aumento da velocidade e do volume de água do ribeirão em função de fortes chuvas.

“As obras já estavam previstas, uma vez que o emissário é bem antigo e responsável pelo afastamento de grande parte do esgoto doméstico coletado nos bairros e na região central da cidade até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Capuava. O emissário precisava ser refeito, sobretudo para tirá-lo do leito do ribeirão”, disse Gardin.

No total, serão construídos 320 metros de emissário junto à margem direita do Ribeirão Pinheiros, ao lado da Cancha de Bocha do Operário e do Ginásio de Esportes em direção à ETE Capuava.

Além do novo emissário de esgoto, nesse trecho Prefeitura e DAEV também realizam obras de combate às enchentes no cruzamento da Avenida dos Estados com a Rua Arthur Fernandes.