DAEV marca presença em congresso de saneamento básico

DAEV marca presença em congresso de saneamento básico

Edição ouro do fórum da Assemae reúne mais de 2 mil pessoas; universalização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário está entre os temas abordados

O Município de Valinhos participa, nesta semana, da 50º edição do Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento acontece em Porto Alegre (RS) entre 9 e 13 de maio e visa apresentar modelos de sucesso e fomentar debates ricos e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro.

No fórum nacional a cidade está representada pelo presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o engenheiro Walter Gasi; e pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização da Autarquia Municipal, o engenheiro Ricardo Rogério Gardin. “É muito importante que o DAEV participe desse tipo de evento, para conhecer e trazer à nossa cidade ideias, boas práticas e projetos que possam somar positivamente ao trabalho tão bem desenvolvido por nossa Autarquia Municipal”, falou a prefeita, Capitã Lucimara.

Também participam do congresso o Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão; o superintendente adjunto de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Godeiro; e o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, que esteve em Valinhos em março deste ano.

Além da feira de saneamento, com estandes de tecnologia e de serviços correlatos, o congresso conta com exposições de experiências municipais de abastecimento e esgotamento sanitário e mostra de startups. Há, ainda, visitas técnicas na cidade de Porto Alegre e a promoção de painéis, palestras técnicas, minicurso e mesas-redondas, que têm como foco ações de governança aplicáveis ao setor, uso de novas tecnologias, saneamento rural, tratamento terciário, qualidade, ações de educação em saúde ambiental e saneamento básico, marco regulatório do saneamento, dentre outros.

Ainda no evento, em atividade que vai acontecer no próximo dia 12, Valinhos passará a ter representação ativa no Conselho Diretor Nacional da Assemae, com a nomeação do titular do DAEV como membro do conselho diretivo da Associação.

A participação de Valinhos no conselho nacional, segundo o presidente da Autarquia Municipal, vai fortalecer a presença do DAEV nos contextos regional e nacional. “É algo muito importante à cidade e que ajudará a fortalecer a equipe do DAEV com mais assistência técnica e capacitações de lideranças, para que sempre tenhamos profissionais atualizados e ainda mais capacitados para bem atender a população”, ressaltou Gasi.

O 50º Congresso Nacional de Saneamento conta com 60 estandes na Feira de Saneamento e tem a expectativa de reunir 2 mil participantes até a próxima quinta-feira (12), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A Assemae

Com mais de 30 anos de existência, a Assemae congrega autarquias públicas de saneamento e, atualmente, tem aproximadamente dois mil municípios associados, com 13 regionais nas cinco regiões brasileiras. É atuante na busca do fortalecimento e do desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico.
A entidade também tem reconhecimento nacional e internacional e, ainda, colabora à capacitação permanente dos responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.