Valinhos

DAEV alerta sobre riscos da ligação indevida da água de chuva na rede de esgoto

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) alerta a população sobre os riscos do lançamento de águas pluviais (águas de chuva) nas redes de esgoto.

A prática, muitas vezes causada por desconhecimento sobre o assunto ou ligações clandestinas, é proibida por lei, pois contribui com o entupimento e o transbordamento do esgoto em vias públicas, além de problemas na Estação de Tratamento de Esgotos, gerando custos extras com produtos químicos e mão de obra.

O volume de chuvas, aumenta as possibilidades de ocorrências de vazamento, entre outras complicações. O correto é fazer as ligações separadas, para que a rede de esgoto receba apenas esgoto e a galeria de água pluvial, apenas água da chuva.

Os usuários devem, antes de operar qualquer ligação, buscar informações contatando os órgãos prestadores de serviços. Em caso de água pluvial, tratar com a Prefeitura através do telefone: 3849-8000, já no caso de esgoto, o canal de atendimento é o telefone:0800-133839.

 

Saiba Mais

Conforme a Lei 4131/2007 art. 60, não é permitido lançar água de chuva na rede de esgoto. Caso o DAEV identifique ligações ilegais na rede de esgoto, o morador será notificado por escrito e terá o prazo de 30 dias para regularizar a situação. Se dentro deste período o problema não for resolvido, o munícipe poderá ser multado. O valor da multa é equivalente ao da tarifa de ligação de água de cinquenta milímetros (50mm) vigente no mês, que atualmente é R$ 441,21.

COMPARTILHE NAS REDES