Curso gratuito e online de preparação e venda de comidas para eventos oferece 30 vagas

Curso gratuito e online de preparação e venda de comidas para eventos oferece 30 vagas

Iniciativa é da Prefeitura de Valinhos, Sebrae e Senac; Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 08 de agosto pela internet

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, juntamente com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), abre 30 vagas para um curso de preparação e venda de comidinhas para eventos. A capacitação será gratuita e online, promovida em parceria com o Senac que ministrará o curso de 22 de agosto a 29 de agosto, de 2ª a 6ª feira, das 13h00 às 17h00. A ação integra o Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos.

Para se inscrever o interessado deve acessar o link: https://bit.ly/comidasev até o dia 08 de agosto. Com 24 horas de curso, o objetivo é oferecer aos participantes opções de preparos de comidinhas para eventos, considerando o planejamento da tipologia do evento, o cardápio, boas práticas na manipulação de alimentos e a apresentação das produções.

“Os cursos em parceria com o Sebrae e Senac, dentro do Programa Desenvolve Valinhos, buscam levar capacitação a todos que querem aprender ou aperfeiçoar-se em atividades técnicas. São totalmente gratuitos e incluem módulos voltados a gestão de empresas que vão ajudar os participantes a desenvolver o empreendedorismo”, explica a prefeita Capitã Lucimara.

No conteúdo a ser abordado estão os seguintes temas:

- Planejamento para eventos: características, horário, público, local, tipo de evento, cardápio, per capita, fornecedores e escala de equipe

- Uso de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas na manipulação de alimentos quanto a: higiene pessoal e ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase) com Prepare e venda comidinhas para eventos aplicabilidade na distribuição e transporte. Riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos

- Técnicas de pré-preparo e preparo de alimentos: conceito, aplicabilidade e tempos de serviços (comidinhas para eventos, entrada, guarnição, prato principal, sobremesas)

- Tipos de serviços: americana, inglesa direta, inglesa indireta, francesa, empratado, entre outros

- Técnicas de apresentação de produções gastronômicas para eventos: conceito e aplicabilidade

- Estimativa da quantidade de alimentos a serem servidos em eventos: forma de cálculo

- Demonstrações:

Harumaki de frango defumado e castanha de caju

Mini muffin de parmesão e cream cheese

Queijo coalho com geleia de damasco e pimenta

Salada Caprese na tartelete

Rolinho de berinjela com queijo de cabra

Mini Egg Sandwich

Tartelete com creme de avelã

- Precificação e venda de comidinhas para eventos

“Dentre as determinações da Prefeita Capitã Lucimara, está que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, sempre busque parcerias para alavancar cada vez mais cursos e capacitações na cidade de Valinhos, assim como vem sendo feito através da importante parceria com o Sebrae”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Informações sobre as capacitações:

Sebrae Aqui Valinhos

WhatsApp: 19- 3859-1580

E-mail: sebraevalinhos@gmail.com

Informações sobre linhas de crédito

Banco do Povo Valinhos      

E-mail: valinhos@bancodopovo.sp.gov.br

Telefone: 19 – 38713411

Sobre o Programa Desenvolve Valinhos

O Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos busca, por meio da Prefeitura Municipal de Valinhos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV), Fundo Social de Solidariedade, Sindicato Rural e Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL), em conjunto com o SEBRAE, SENAI, SENAC e SENAR, levar capacitações técnicas e de gestão a toda a população, visando o desenvolvimento econômico e sustentável.

 

+ Fotos: