Valinhos

Covid: Estado de SP terá restrições no final do ano

O Estado de São Paulo terá medidas restritivas e específicas contra a Covid-19 no período do Natal e Ano Novo, entre os dias 25 e 27 e dias 1º e 3 de janeiro de 2021 com a finalidade de evitar a disseminação do vírus, tendo em vista o agravamento da situação.

O anúncio foi feito na terça-feira, dia 22, pelo Governo do Estado. Nas últimas quatro semanas, São Paulo teve um aumento de 54% nos casos confirmados. O número de mortes saltou 34% no período.

Na prática, as novas medidas serão equivalentes às medidas da Fase Vermelha do Plano SP, com o funcionamento apenas de comércios essenciais, como farmácias, padarias e mercados.

Até o momento o Estado de São Paulo registrou mais de 45 mil mortes e 1,3 milhão de casos. Segundo o governo 66,9% dos leitos de UTI estão ocupados no estado: são 10.856, 4.710 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em todo o Brasil já são mais de de 187 mil óbitos na pandemia, com média móvel de mortes de 769, o mesmo patamar de 18 de setembro.

Podem funcionar: Farmácias; Mercados; Padarias; Postos de combustíveis; Lavanderias; Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô; Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.

Não podem funcionar: Shoppings; Lojas; Concessionárias; Escritórios; Bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery); Academias; Salões de beleza; Cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.

 

COMPARTILHE NAS REDES