Covid-19: Valinhos vacina idosos e funcionários de casas de repouso

Covid-19: Valinhos vacina idosos e funcionários de casas de repouso

Prefeitura de Valinhos

A Secretaria da Saúde de Valinhos realizou no sábado, dia 23, a vacinação de idosos e funcionários de 10 casas de repousos da cidade, que são as Instituições de Longa Permanência de Idosos, também priorizadas pelo Governo Estadual na Campanha Nacional de Vacinação, contra a Covid-19, nesta primeira fase da imunização. Ao todo foram aplicadas 415 doses, sendo 232 em idosos e 183 em funcionários destas instituições.

Na ação de sábado, três equipes volantes da Vigilância Epidemiológica percorreram as instituições e realizaram as aplicações nos idosos e funcionários no decorrer do dia. O objetivo foi imunizar este grupo considerado prioritário neste primeiro momento da campanha e destacado em Informe Técnico enviado aos municípios do Estado pela Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – CVE.

“Os idosos que vivem nas casas de repousos devem receber atenção especial neste momento pandêmico e por isso foram priorizados, assim como os trabalhadores dessas instituições. Não podemos esquecer que os maiores surtos de Covid podem ocorrer dentro de Instituições de Longa Permanência”, destacou a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Claudia Santos.

As instituições que receberam as equipes foram: Recantos dos Velhinhos, Aconchego dos Avós, Ressoli, Boa Vista, Terça da Serra, Lar São Joaquim, Vitta Bella, Bem Viver 1, Bem Viver 2 e Life Residencial.

"É grande a expectativa para recebermos novos lotes de vacinas do Ministério da Saúde. Quanto mais vacinas forem produzidas, quanto mais chegarem a Valinhos, com a aprovação da ANVISA, nosso objetivo é começar a atender outros grupos prioritários, dentro do plano estabelecido pelo Ministério. A esperança da vacina começa a se tornar realidade, mas temos que continuar, com responsabilidade individual, a seguir as recomendações de uso de máscara, distanciamento, lavar as mãos com frequência e/ou uso de álcool gel. Só teremos a Pandemia controlada quando a vacina estiver disponível para todos e, por isso, temos que continuar com prudência e responsabilidade", afirma a Prefeita Capitã Lucimara.

 

Linha de frente

Valinhos prossegue esta semana com a vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus ou suspeita da doença na Santa Casa e àqueles que trabalham nas Unidades Básicas da Saúde. Estes trabalhadores também integram o grupo prioritário neste momento da imunização, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Ao todo o município recebeu, na primeira remessa, 1.520 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo. Até sexta-feira (22) já tinham sido aplicadas 478 doses a profissionais da UPA, Santa Casa e Hospital Galileo e da Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos (Upinha). Fazem parte deste grupo da linha de frente cerca de 1 mil trabalhadores.

“Pela estimativa de 2020, há no total 2.884 profissionais que atuam no setor da saúde no município e que fazem parte do primeiro grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação. E à medida que forem chegando mais vacinas ao nosso município, vamos abrindo o leque para outros profissionais da saúde e informando o cronograma de vacinação pela Imprensa”, esclareceu a diretora.