Valinhos

Comemoração dos 60 anos da Santa Casa foi marcada por muita emoção

A comemoração dos 60 anos da Santa Casa de Valinhos no sábado, dia 12, em espaço aberto, com todos os cuidados que o momento exige, foi marcada por momentos de emoção, de encontros e de grande reconhecimento. O músico Hilquias Alves dava o toque de suavidade com seu saxofone para recepcionar os convidados. O provedor Wagner Ceroni agradeceu as presenças e enalteceu a importância das pessoas que escreveram o nome na história do hospital e de seu compromisso à frente da Santa Casa que é “Rumo à Excelência, 20 anos em dois”.

O primeiro momento foi destinado a homenagear autoridades e empresários que colaboram com o hospital. O empresário Graciano Rattis foi escolhido para dar uma palavra. Ele pediu para que todos ficassem em pé, imaginando em suas mãos, um arco e flecha, e deveriam se voltar para o norte de olhos fechados. Uns viraram de um lado, outros de outro e ele disse: ‘se as pessoas não tiverem um norte, vão ferir umas às outras, e muitos querem ajudar, mas não sabem como. Elas precisam do norte". Ele fez um apelo aos empresários para que num determinado dia de cada mês, reservem uma pequena porcentagem do faturamento da empresa para a Santa Casa de Valinhos.

O segundo momento foi marcado pela homenagem aos fundadores, provedores, médicos e funcionários. Os 14 fundadores, dos 246 iniciais que assinaram o livro de fundação do hospital no dia 10 de dezembro de 1960 e que ainda vivem: Dona Amélia Spadaccia Almeida, Aurora Calsavara e José Vicente Signorini, Benedito Franco, Emilio Serrano Filho, Dr. Hélio Schiavinato, Hélio Rôveres, Euclides Tasca, Luiz Bissoto, José Moisés Barbarini, Mário Castelluber, Osvaldo Oliveira, Ozélio Biscardi Neto e Vitório Calsavara.

Homenageados também, os familiares de ex-provedores: José Spadaccia, Amélio Borin, Pr. Joaquim Luglio, Luiz de França Pinto, Nicemar de Amorin, Serafim Rafael Morelli, José Colluci. Foram homenageados os ex-provedores: Osvaldo Dias, Pr. Hiran A. Pimentel, Pr. Anips Spina, Claúdio Trombetta e Wagner Ceroni. Na história de Valinhos, Monsenhor Bruno Nardini foi sempre destaque e a homenagem foi possível com a presença de seus sobrinho Edson Nardini; também a lembrança do arquiteto que projetou o hospital Gilberto Dutra, homenageado através das filhas: Dra Raquel e a Arquiteta Beatriz. 

Médicos queridos como Dr. Ruy Meirelles, Dr. Antônio Bueno Conti, Dr. Celso Límoli Junior, Dr. Addel Hassan Latif, Dr. Lúcio Reis, Dra Eni Pinho, também fizeram parte das homenagens. Reconhecido pela parceria – o Plano de Saúde Santa Casa de Valinhos, através de seu primeiro e atual presidente, Celso Beltramini e os funcionários:  Terezinha Odila Zanbotti, com 44 anos de casa, Fernando Pozzuto com 39 anos e fazendo carreira mostrando as oportunidades que o hospital dá ao desenvolvimento de talentos é o atual Superintendente, João dos Santos Geraldo, ex administrador, aposentado, mas que voluntariamente continua atuando o hospital e ainda agraciados: Dr. Edson Conti e Marcos César Bortholloto.

Dr. Ruy Meirelles fechou a festividade, com uma fala forte e emocionada, lembrando de Dr. Admar Concon, e de José Spadaccia. “A Santa Casa de hoje não é mais aquela que foi inaugurada em 1965, melhorou muito, e eu continuo orgulhoso de atuar aqui”.

COMPARTILHE NAS REDES