Cartório Eleitoral faz plantão para biometria neste sábado

Cartório Eleitoral faz plantão para biometria neste sábado

Prazo vai até 19 de dezembro e quem não fizer o cadastro terá o título cancelado
Prazo vai até 19 de dezembro e quem não fizer o cadastro terá o título cancelado

O Cartório Eleitoral de Valinhos faz neste sábado (9) o oitavo plantão da biometria, das 8h às 13h. A ação busca reduzir o número de eleitores que ainda não realizaram o procedimento obrigatório. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o prazo vai até 19 de dezembro e quem não fizer o cadastro terá o título cancelado. Valinhos é uma das 478 cidades paulistas incluídas no ciclo 2019/2020 do cadastro obrigatório da biometria.

Um posto de atendimento foi instalado dentro do Shopping Valinhos, no piso térreo, para facilitar a rotina de quem utiliza o local com frequência. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. No plantão deste sábado, o posto vai ficar aberto das 10h às 15h.

Para realizar o agendamento, o eleitor precisa acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, fornecer os dados pessoais e marcar dia e horário desejado. Quem preferir, pode ir até o Cartório Eleitoral sem agendamento e aguardar o atendimento, que acontece por ordem de chegada. No ato do cadastro, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, comprovante original de residência e o título de eleitor (se houver).

Segundo dados do Cartório Eleitoral de Valinhos, dos 91.194 mil eleitores registrados no município, 54.579 mil fizeram o cadastro até esta semana, representando 59,8% da população.

“Mais de 36 mil pessoas ainda não cadastraram as digitais. É muito importante reforçarmos que os eleitores de Valinhos têm pouco mais de um mês para realizarem o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral aqui do Município. Quem tiver o título cancelado não poderá pedir empréstimo a bancos públicos, tirar passaporte ou votar”, disse a chefe do Cartório Eleitoral de Valinhos, Andrea Cresta.

Para ampliar o número de cadastros realizados na cidade, o Cartório também vai promover os serviços nos dias 15 e 20 de novembro, feriados, das 8h às 14h, e um outro plantão será realizado no dia 30 (sábado), no mesmo horário. Já em dezembro, a unidade vai ficar aberta nos três primeiros fins de semana para cadastrar os eleitores que ainda não fizeram a biometria.

“Estamos estendendo nosso horário de funcionamento e ampliando os serviços. A orientação é que as pessoas não deixem para a última hora”, finalizou Andrea.

O Cartório da 034ª Zona Eleitoral de Valinhos fica na Rua Doutor Cândido Ferreira, 63, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O telefone é o (19) 3849-5559.