‘Black Friday’ movimenta o comércio na cidade

‘Black Friday’ movimenta o comércio na cidade

A Federação do Comércio prevê aumento nas vendas durante esta semana com a realização da ‘Black Friday’ na sexta-feira, dia 27. A Confederação Nacional do Comércio estima que a data vai movimentar cerca de R$3,7Bilhões. A ‘Black Friday’ se estabeleceu como a 2ª data mais importante do calendário comercial, superando o Dia das Mães, atrás apenas do Natal.

Emerson Ferrari, presidente da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), destaca que a data é uma oportunidade para os consumidores tendo em vista as mudanças que podem acontecer por causa da Pandemia da Covid-19. “Na incerteza dos anúncios do Governo referente à Pandemia que serão divulgados no dia 30/11, essa é uma ótima oportunidade de antecipar as compras de Natal com condições e preços especiais”.

Ele lembra que a ‘Black Friday’ será ocasião oportuna, pois a Fase Verde do Plano SP permite a abertura do comércio com menos restrições. “Terá uma importância maior uma vez que as principais datas comemorativas aconteceram durante o período que o comércio estava fechado”. Apesar disso, o comércio não funcionará em horário alternativo nessa semana. “Não haverá um horário diferenciado, mas acredito que muitas lojas, aproveitando as condições definidas na Fase Verde do Plano São Paulo estendam o atendimento, dependendo do movimento”, explica.

A ‘Black Friday’ têm uma representatividade média de 5,7% no faturamento anual das empresas e a expectativa nesse ano é que seja ainda maior. “Uma pesquisa da Boa Vista mostra que 66% das empresas acreditam que as vendas na data serão superiores, ou pelo menos iguais, àquelas de 2019”, destaca Emerson. Para que esse movimento se consolide, os comerciantes também precisam continuar investindo nas vendas online. “As empresas precisam manter seus canais digitais, potencializando o processo de divulgação e venda”, finaliza.