Valinhos

Autuação de trânsito cai 34% na primeira quinzena de outubro

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos registrou queda de 34% no número de autuações aplicadas pelo sistema de fiscalização eletrônica de trânsito na primeira quinzena de outubro em relação à primeira quinzena de setembro. Foram 1,3 mil autuações nos primeiros 15 dias de outubro, ante 2 mil no mesmo período de setembro. De acordo com dados da Polícia Militar (PM) de Valinhos, o número de acidentes de trânsito também caiu 15%, de 1.187 registros de janeiro a setembro de 2018 para 1.005 no mesmo período deste ano.

Os dados da PM incluem acidentes de trânsito com veículos, motos, com e sem vítima, além de atropelamentos. A queda de autuações também aconteceu na comparação entre agosto e setembro. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, em agosto foram feitas 5,1 mil autuações e em setembro, 3,5 mil.

A instalação dos equipamentos foi realizada para garantir mais segurança no trajeto de motoristas e pedestres que circulam pelo Município. O sistema opera em pontos onde há um grande fluxo de pedestres, como escolas, locais que recebem idosos, além de áreas centrais, focados na redução de acidentes e na melhoria do tráfego.

"Temos percebido que o trânsito está fluindo de maneira diferenciada a partir da redução da velocidade decorrente da instalação dos equipamentos. Nós entendemos que esses dados demonstram que os radares estão cumprindo sua principal função, que é a de promover uma mudança no comportamento dos motoristas, como a redução do abuso da velocidade", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino.

Segundo o secretário, a Administração Municipal está empenhada em garantir mais segurança no trãnsito da cidade não apenas com a instalação do sistema eletrônico, mas também com ações como sibnalização de solo e implantação da Central Semafótica, com controle eletrônico do funcionamento dos semáforos.

As medidas buscam conscientizar os motoristas para que respeitem as regras de trânsito, principalmente em vias com circulação intensa de pedestres e de veículos. Por isso o reforço constante da sinalização de solo nas vias, como pintura de faixas de pedestre, rolamento e de lombadas.

"Vamos continuar acompanhando os números e esperamos que os motoristas entendam que a fiscalização ainda é a maneira mais efetiva para a redução dos acidentes de trânsito nas cidades. Só serão autuados aqueles que desrespeitarem a lei”, finalizou Andrino.

COMPARTILHE NAS REDES