Aulas presenciais em Valinhos estão previstas para março

Aulas presenciais em Valinhos estão previstas para março

As aulas presenciais em Valinhos estão previstas para o mês de Março, conforme planejamento da Secretaria da Educação de Valinhos divulgado na quarta-feira, dia 27.

O Plano de Retomada Gradual das aulas prevê escalonamento de datas, conforme as séries, no período de 1º de março a 5 de abril. Inicialmente, os grupos serão formados com 30% dos alunos até chegar a 100%, na Fase Verde. No entanto, o início depende de avaliações do Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo, que é formado por 20 especialistas, entre médicos, cientistas, professores, epidemiologistas e infectologistas.

A retomada presencial do Ensino Fundamental I, a partir do 2° Ano, e do Ensino Fundamental II está previsto para o dia 1º de março. Já das creches, do 1° Ano do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil (Infantil I e II) deve acontecer no dia 5 de abril.

Será um retorno escalonado, em caráter optativo aos pais ou responsáveis, seguindo as fases em que o município se encontrar. Na Fase Laranja, será um grupo com até 30% dos alunos por dia alternadamente; Fase Amarela com até 50% dos alunos por dia alternadamente; Fases Verde e Azul com 100% dos alunos. A Fase Vermelha terá somente ensino remoto.

Para a secretária da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o processo de organização do retorno às aulas presenciais é complexo e exige cuidado e prudência. “As tomadas de decisões devem ser conjuntas, entre as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Março é uma data prevista hoje. Temos que trabalhar o planejamento com esta data. Porém, seguimos as determinações do Governo do Estado de São Paulo”, afirma.

Pais, alimentação e transporte escolar
A Rede Municipal de Educação terá reuniões escalonadas com os pais. O Ensino Fundamental I (a partir do 2° Ano) e II será no período de 22 a 26 de fevereiro. Já a Creches, a Educação Infantil (Pré-Escola) e 1° Ano do Ensino Fundamental I acontecerá no período de 22 a 26 de março. Os serviços de alimentação e transporte escolar deverão seguir as diretrizes orientativas para a retomada das atividades presenciais nas escolas, elaboradas pela Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19.