Valinhos

Ativistas convocam manifestação em defesa da lagoa da antiga Rigesa para domingo, dia 28

Ativistas valinhenses da causa ambiental, dentre eles os vereadores Henrique Conti (PTB) e Alécio Cau (PDT), autores do PL 213/2021, que foi aprovado na última terça-feira, dia 23, por unanimidade e que declarou de "valor histórico-cultural a área da Lagoa da antiga Rigesa", estão convocando para o próximo domingo, dia 28, através das redes sociais e da imprensa local uma manifestação em defesa da lagoa.

Na última terça-feira, dia 23, os autores do projeto de Lei que estava em tramitação na Câmara foram surpreendidos com a denúncia de que a lagoa estava sendo drenada através do bombeamento da sua água para o córrego Bom Jardim que passa ao lado. A denuncia havia sido feita pelo ex-vereador Vlademir Veche, o Biskui, através de sua rede social.

Em função desta denúncia antes do início da sessão da última terça-feira, dia 23, os vereador Henrique Conti (PTB) e Alécio Cau (PDT), autores do PL 213/2021, que sequer e estava na Ordem do Dia da Sessão, pois ainda precisava de parecer das Comissões, solicitaram ao presidente da Câmara, vereador Franklin que o PL fosse colocado na pauta da sessão, por se tratar de uma situação emergencial e para se evitar que a drenagem da lagoa se consumasse. Para ele, era um absurdo o que estava acontecendo em plena crise hídrica e período de racionamento de água o município permitir que um recurso hídrico fosse extinto.

O projeto, após parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, foi colocado na ordem do dia e aprovado por unanimidade. Agora os autores da proposta pedem para que a prefeita Lucimara Godoy Vilas Boas (PSD) promulgue a Lei e a Prefeitura tome as devidas providencias para evitar o crime ambiental.
Também corre pelas redes sociais uma forte campanha pedindo para que a prefeita Lucimara promulgue a Lei.

Para Conti, o projeto aprovado e promulgado na prática deve preservar a área, evitando a sua destruição, aterramento e qualquer tipo de obra que venha modificar sua característica, como o sua drenagem. Segundo os parlamentares, a lagoa está inserida no cenário urbano da cidade há mais de 80 anos e, além de valor histórico, possui importância para os animais, flora e para drenagem das águas da chuva.

“A existência de lagoas dentro dos municípios, sejam elas artificiais ou naturais, além de funcionarem como sistema de contenção de águas pluviais e/ou reservatórios, são fontes de armazenamento de espécies de fauna e flora, indubitavelmente importantes para a preservação do meio ambiente em todos os seus âmbitos”, justificam.
 

COMPARTILHE NAS REDES