Aluno da rede municipal tem poema na final de Olimpíada

Aluno da rede municipal tem poema na final de Olimpíada

Gustavo e a professora Vanda Valéria Morales Fassina, da EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, do Parque Portugal, representam Valinhos na final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
Gustavo e a professora Vanda Valéria Morales Fassina, da EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, do Parque Portugal, representam Valinhos na final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.

O poema “Memórias”, do estudante Gustavo Gabriel Domingues, 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, do Parque Portugal, em Valinhos, está na grande final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que acontece na segunda-feira (9), no Novotel Jaraguá Conventions, em São Paulo.

Gustavo e a professora Vanda Valéria Morales Fassina, que o orientou na produção do poema, viajam para São Paulo neste domingo (8). Antes do evento de encerramento, os dois participam de atividades educativas programadas pela organização.

Na fase final, o poema de Gustavo vai competir com mais 19 trabalhos de 15 estados. Antes de chegar à etapa nacional, Gustavo e a professora Vanda passaram pelas etapas Escolar, Municipal, Regional e Estadual.

Novamente, a notícia dessa importante conquista fez vibrar alunos, professores e  a gestão escolar da EMEB e também a equipe da Secretaria de Educação. A passagem do trabalho de Gustavo para a final da Olimpíada é feito inédito para as escolas da Rede Municipal. A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social.

A inspiração para a construção do poema ‘Memórias’, segundo seu autor veio da rotina na Fazenda Guariroba, ao lado de sua mãe Fabiana, governanta na sede da fazenda, de seu pai, Paulo, que é jardineiro, e de seu irmão, Caio. Segundo ele, a ideia de construir um poema contando as memórias de sua infância  veio logo que o tema da Olimpíada, “O lugar onde vivo”, foi proposto à classe.

“Assim como foi na fase Regional, todos nós da Secretaria de Educação e da EMEB estaremos na torcida por Gustavo e a professora Vanda, uma dupla vencedora que já é motivo de grande orgulho e inspiração para todos nós”, comemorou o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell.

PREMIAÇÃO

A organização da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro irá premiar os professores inscritos e os alunos-autores selecionados na Etapa Nacional, e suas escolas, com os seguintes prêmios.

O professor recebe medalha e uma semana de imersão pedagógica internacional, a ser definida pela organização. O aluno ganha medalha e viagem cultural para uma cidade brasileira, acompanhados por monitor, também a ser definida pela organização. A escola é presenteada com placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar.