Alistamento militar para o ano de 2020 começa dia 1º de janeiro

Alistamento militar para o ano de 2020 começa dia 1º de janeiro

 Prazo para realizar o alistamento militar sem multa vai até o dia 30 de junho
Prazo para realizar o alistamento militar sem multa vai até o dia 30 de junho

Os jovens que completam 18 anos em 2020 devem ficar atentos ao alistamento militar do próximo ano. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 1º de janeiro pelo site, no endereço www.alistamento.eb.mil.br, ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro (http://www.eb.mil.br/aplicativos-mobile). O prazo para realizar o alistamento militar sem multa vai até o dia 30 de junho do próximo ano.

Segundo a 165ª Junta de Serviço Militar, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, após o alistamento, o jovem receberá um número de registro do Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deve comparecer à Junta de Serviço Militar de Valinhos.

“Ele deve comparecer à Junta para que seu registro seja validado no Sistema Eletrônico de Recrutamento e Mobilização (SERMILMOB) do Exército, para obter o requerimento do seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e posteriormente efetuar o Juramento à Bandeira Nacional”, explicou a secretária da Junta de Serviço Militar de Valinhos, Norma Borin, lembrando que há uma taxa de R$ 4,38.

Para efetivar o alistamento, é necessário levar RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço. "Os que já se encontram em atraso com o Serviço Militar deverão comparecer à Junta Militar de Valinhos para regularizar as pendências”, acrescentou a secretaria.

Juramento à Bandeira

O Juramento à Bandeira permite ao jovem receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Na solenidade também ocorre o juramento de se apresentar imediatamente em caso de convocação de emergência no País, sendo que essa obrigação vai até a idade de 45 anos.

A cerimônia é cívica e conta com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos jovens, sempre realizada no mês de setembro de cada ano.

A Junta Militar de Valinhos está localizada na Rua João Bissoto Filho, 600, Bom Retiro (Prédio da Guarda Civil Municipal). Em caso de dúvida, entrar em contato pelo telefone (19) 3871-1447 ou pelo e-mail 165jsm.valinhos@gmail.com.