Abertura da Campanha da Fraternidade 2020 acontece nesta quarta-feira

Abertura da Campanha da Fraternidade 2020 acontece nesta quarta-feira

Missas de Cinzas nas cinco paróquias da cidade dão início à Campanha da Fraternidadeartir das 19h
Missas de Cinzas nas cinco paróquias da cidade dão início à Campanha da Fraternidadeartir das 19h

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), a Igreja Católica através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança nesta quarta-feira, dia 26, a  Campanha da Fraternidade 2020 que tem como objetivo conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, Casa Comum.   

Em Valinhos a Campanha será lançada logo na Missa das Cinzas, às 7 horas na Matriz de São Sebastião e também na Missa das 19 horas. O mesmo vai acontecer nas demais paróquias - Sant'Ana, Padre José de Anchieta, São Cristóvão e Nossa Senhora das Graças. Oficialmente a Campanha será lançada em solenidade realizada pela Câmara Municipal, em data a ser agendada e terá a presença de autoridades religiosas, políticas e membros de comunidades paroquiais de Valinhos e de Vinhedo.

A Páscoa, celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é para os cristãos a mais importante festa litúrgica. Ela é antecedida pela Quaresma, que prepara as celebrações pascais. Este tempo, que inicia-se sempre na quarta-feira de cinzas, este ano no dia 26 de fevereiro, requer atitudes expressivas de disposição de viver segundo a Páscoa. Como em outros anos, a Igreja lança a Campanha da Fraternidade que auxilia a viver o espírito da Quaresma. 

A CF é inspirada pela parábola do “Bom samaritano”, na qual não se trata tanto de saber quem é o próximo, mas ser o próximo de quem se encontra em necessidade.