Vinhedo: Projeto Arte Flamenca oferece 264 vagas para atividades gratuitas

Vinhedo: Projeto Arte Flamenca oferece 264 vagas para atividades gratuitas

O projeto ARTE FLAMENCA EM VINHEDO acontece entre 16 de abril e 01 de maio e conta com palestra, oficinas e show gratuitos com a participação de artistas experientes da área. Todas as atividades serão realizadas no Estúdio & Tablao Conarte Flamenco, em Vinhedo (SP) (respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social) e on-line, com transmissões pelo Zoom e pelas redes sociais (Instagram e YouTube) do Estúdio & Tablao Conarte Flamenco. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/arte-flamenca-em-vinhedo__1125314

Visando difundir a música e a dança flamencas na cidade de Vinhedo e em todo o Brasil, o projeto foi contemplado no I Prêmio de Reconhecimento e Estímulo à Cultura de Vinhedo, através da Lei Aldir Blanc, e tem na direção a bailarina Ana Paula Campoy. Trata-se de uma forma de fomentar o consumo de cultura e a experimentação artística dentro de casa em um cenário de pandemia, onde é importante manter o distanciamento social e cumprir as demais normas sanitárias.

A proposta do projeto ARTE FLAMENCA EM VINHEDO é direcionada especialmente àqueles que ainda desconhecem ou tiveram pouco contato com esta arte. "Queremos apresentar o flamenco em toda sua complexidade, fugindo do estereótipo de dança folclórica. Contextualizaremos como linguagem e cultura hibrida, que emociona e envolve pessoas de todo o mundo!”, afirma a diretora artística do projeto.

Sobre Ana Paula Campoy
Bailarina desde os 6 anos de idade, Ana Paula iniciou no Flamenco com apenas 13 anos, e desde os 16, se dedica profissionalmente em aulas e produções realizadas no Brasil, na Argentina e na Espanha. Em 2019 decidiu fixar seu trabalho em Vinhedo/SP com a abertura do Estudio & Tablao Conarte Flamenco, um local próprio para aulas, vivências e shows desta arte. "Minha família mora em Vinhedo desde 1994. Durante minha formação estive entre São Paulo e Campinas. Também viajei bastante para o exterior em uma busca incessante pelo conhecimento e o engajamento no flamenco. Porém, não tive dúvidas que fixaria aqui minha sede. Uma cidade com localização estratégica e grande potencial para desenvolvimento de arte e cultura.”, explica.

Visite: https://anapaulacampoy.com.br/

SERVIÇO

Palestra "Flamenco: linguagem e cultura híbrida" - Publico Livre.
Neste encontro, ministrado por Ana Paula Campoy, com base em suas pesquisas acadêmicas na Universidade de São Paulo, é possível compreender Arte Flamenca como cultura hibrida, viva, em constante formação e não restrita a uma região, vendo-a além das fronteiras ibéricas. Também será abordado o sentido de flamenco como linguagem (conceito e ideologia fortemente defendidos pelos principais artistas desta arte) como expressão de improviso e domínio de diversos códigos, o que, de fato, o faz algo muito além de uma dança.

·              Total de 20 (vinte) vagas no presencial e 99 (noventa e nove) on-line, pela plataforma Zoom.
·              Palestrante: Ana Paula Campoy.
·              Data: Sexta, 16 de abril de 2021.
·              Horário: 18h