Vinhedo lança Plano de Retomada Gradual de Atividades

Vinhedo lança Plano de Retomada Gradual de Atividades

Medidas estão condicionadas ao protocolo sanitário municipal, com regras para distanciamento, higiene, quantidade de pessoas nos estabelecimentos, organização das filas, orientações com relação aos funcionários, entre outras
Medidas estão condicionadas ao protocolo sanitário municipal, com regras para distanciamento, higiene, quantidade de pessoas nos estabelecimentos, organização das filas, orientações com relação aos funcionários, entre outras

O prefeito Jaime Cruz, em alinhamento com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, lançou o Plano Vinhedo de Retomada Gradual de Atividades, com a liberação controlada, monitorada e criteriosa de determinados serviços e comércios no município. O detalhamento desta ação consta no Decreto Municipal 115, na sexta-feira, dia 29. As medidas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho.

“São medidas baseadas em critérios científicos, em sintonia com Governo do Estado de São Paulo e também com a legislação federal. Aqui em Vinhedo estamos com a situação controlada com relação ao coronavírus, mas como todos sabemos, não estamos livres da doença. Assim, nesta nova fase, teremos de redobrar a atenção, e para isso contamos com a colaboração de todos. Até porque, se não seguirmos as etiquetas de higiene e distanciamento, corremos o risco de ter de rever esse plano”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Conforme avaliação do Governo de São Paulo, a cidade de Vinhedo está classificada como Fase 2, que requer atenção, mas onde são permitidas eventuais liberações com restrições. Vinhedo registra, até o momento, uma morte confirmada pela Covid-19, isso num universo de 85 casos confirmados da doença. Ao todo, 73 pessoas já estão recuperadas. Além disso, a taxa média de utilização de UTI para casos suspeitos ou confirmados não passa de 25% e a média de respiradores disponíveis é de 72%.

Comércios, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias

Diante deste cenário, o prefeito Jaime Cruz definiu que poderão funcionar com atendimento presencial, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, em horário normal (conforme alvará), os comércios em geral (incluídas as galerias comerciais), escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.

Para tanto, será obrigatório seguir as medidas sanitárias contidas no Decreto Municipal, como a disponibilização de álcool gel 70% a todos que entrarem e saírem; utilização por clientes e funcionários de máscaras faciais; controle para que não haja mais que 1 pessoa a cada 4 metros quadrados, incluindo clientes e funcionários; controle da lotação interna; distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas nas filas; controle do distanciamento do lado externo, entre outras medidas.

Nesta fase, seguindo o cronograma do Estado, segue proibido o consumo local em bares, restaurantes, padaria e congêneres, que poderão continuar trabalhando com o sistema de delivery, drive thru ou retirada rápida.

Cultos e missas presenciais

O Decreto Municipal 115 também condiciona aos templos religiosos a realização de missas ou cultos presenciais somente mediante prévia apresentação escrita de seu Protocolo de Saúde, detalhando todas as medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção a Covid-19, condicionada à análise e aprovação expressa pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vinhedo. Esse documento deverá ser protocolado na Central SIM Centro. Importante deixar telefone de contato.

As missas e cultos poderão ter duração máxima de 1 hora, sendo reduzida a 30% da capacidade total de lotação interna, observando-se distanciamento de 1,5 metro de um assento para outro, em fileiras alternadas, devendo estar bloqueados de forma física aqueles assentos que não puderem ser utilizados.

Os templos também deverão disponibilizar álcool gel 70% para todos os frequentadores. Pessoas que fazem parte do grupo de risco não poderão frequentar as atividades presenciais, incluindo as pessoas com mais de 60 anos. Apesar dessa liberação, a orientação da Administração Municipal é para que os templos priorizem as missas e cultos realizados de forma virtual.

Repartições públicas, atendimentos na Saúde e Zona Azul

O prefeito Jaime Cruz também determinou a retomada do atendimento à população nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta a partir de segunda-feira, dia 1º, tais como Central SIM, Atendimento Cidadão da Capela e Procon. Assim, será retomado também o uso da biometria no acesso aos prédios públicos e o registro ponto, isso para os servidores públicos.

No âmbito da Saúde, serão retomados todos os procedimentos eletivos - consultas, exames e cirurgias – de forma gradativa. A Secretaria de Saúde entrará em contato para fazer os agendamentos. As entidades subvencionadas que fazem atendimentos eletivos também retomam o atendimento.

Também a partir de segunda-feira, dia 1º, será retomado o funcionamento do sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo). Essas medidas constam no artigo 7º do Decreto Municipal 115, que traz também o Protocolo Sanitário Municipal. Para conferir o documento na íntegra, acesse o link http://www.vinhedo.sp.gov.br/download/decreto-115-protocolo-sanitario-covid-19/