Vinhedo é uma das cidades pré-certificadas no Programa Município Verde e Azul

Vinhedo é uma das cidades pré-certificadas no Programa Município Verde e Azul

Dos 645 municípios que participam do Programa, Vinhedo ocupa a 24ª posição no ranking
Dos 645 municípios que participam do Programa, Vinhedo ocupa a 24ª posição no ranking

Dos 645 municípios que participam do Programa, Vinhedo ocupa a 24ª posição no ranking

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, garantiu na última quinta-feira, 11, a pré-certificação no Programa Município Verde e Azul 2019. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa tem por objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. 

“Nossa colocação está muito boa este ano, a nota de corte para pré-certificação é de 40 pontos, nós já atingimos 72,99 e o mínimo para se certificar é de 80 pontos; um número histórico para Vinhedo. As ações não param e estamos muito perto de conquistar mais uma vez o título de Município Verde e Azul para nossa cidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Ao longo deste ano foram desenvolvidas diversas atividades previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que têm a sustentabilidade como foco, tais como o plantio de mais de 200 mudas doadas pela Prefeitura e a implantação da gestão socioambiental na EE Maria do Carmo Ricci Von Zuben. Ações direcionadas pela servidora Rosângela A. Martins Nogueira Grigolleto, gerente da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e interlocutora de Vinhedo no Programa, que contam pontos para a certificação, prevista para 19 de setembro.

Participam do Município Verde Azul 645 cidades do Estado de São Paulo, e dessas, apenas 161 foram pré-certificadas. Vinhedo ocupa a 24ª posição do ranking, o segundo município com a melhor pontuação da Região Metropolitana de Campinas, ficando atrás somente de Americana. Apenas 9 municípios da RMC atingiram os pontos necessários para prosseguirem rumo à certificação.

Vinhedo no Programa

Vinhedo já conquistou nove vezes o selo de município Verde Azul. Em 2018 o município obteve 82,37 pontos no Programa, o 48º colocado do ranking das 64 cidades certificadas, selecionadas entre 645 municípios. Esta foi a 2ª melhor colocação da cidade e um dos melhores resultados de Vinhedo.

Na gestão do atual prefeito Jaime Cruz, Vinhedo conquistou as duas melhores posições da história no Programa Município Verde Azul.

Para mais informações, acesse o regulamento do Programa Município Verde e Azul em: http://www.vinhedo.sp.gov.br/arquivos/?wpdmc=meio-ambiente-e-urbanismo.