Unicamp terá núcleo de voluntariado para enfrentar coronavírus

Unicamp terá núcleo de voluntariado para enfrentar coronavírus

A Unicamp está criando o Núcleo de Voluntariado para atuar na Universidade durante a pandemia do Coronavírus. O Voluntariado terá objetivos amplos. Desde a possibilidade de atendimento telefônico a pessoas que estão isoladas e precisam compartilhar ideias e necessidades, a forças tarefas que busquem doações financeiras, de bens ou produtos para auxiliar a área de saúde da Unicamp na dura tarefa de atender pacientes que busquem ajuda e são internados por causa da COVID-19. 

Buscamos também, com esta pagina, atender os alunos da graduação e pós-graduação, que necessitem de infraestrutura mínima de apoio para continuar frequentando remotamente suas aulas. Neste sentido, solicitamos a doação de equipamentos, tais como smartphones, tabletes e computadores que possam auxiliar estes alunos em atividades didáticas não-presenciais. 

A Área de Saúde da Unicamp é formada por um complexo hospitalar envolvendo o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Estadual Sumaré (HES), o Hospital da Mulher "Professor Doutor José Aristodemo Pinotti", também conhecido como Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e por setores de apoio como o Hemocentro, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (Cepre). Essa área como um todo está inserida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e realiza atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão. 

As atividades de assistência à saúde abrangem uma região do Estado de São Paulo com uma população em torno de 6,5 milhões de habitantes, provenientes de Campinas, da macrorregião de Campinas e do sul de Minas Gerais. 

A área de saúde está envolvida intensamente no atendimento da pandemia do Coronavirus, na condição de estrutura credenciada para atender a esta grave situação. No entanto, neste momento, os recursos financeiros e insumos são a grande preocupação para atender uma demanda que, certamente, estará acima das atuais possibilidades. 

Há necessidade de mobilização da Universidade, do Estado e da população para enfrentar esta urgente situação.

Há também a necessidade de pessoas voluntárias para buscar insumos que precisam ser adquiridos pelo DGA. O DGA não esta conseguindo comprar vários insumos para área de saúde em decorrência do fechamento do comércio. Haverá, portanto, necessidade de buscar por fornecedores, ou mesmo diretamente nos fabricantes.

Foram criadas contas bancárias específicas para contribuição e depósito de recursos financeiros para a compra de equipamentos destinados ao ensino não presencial, insumos e equipamentos para a área da saúde, bem como apoio financeiro para implantar, na Unicamp, infraestrutura destinada a aplicação de testes diagnósticos, que estão sendo desenvolvidos por um grupo de pesquisadores da Universidade. O crédito pode ser feito pela conta abaixo.

Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes:
Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento. Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP

Para apoio à área da saúde:
Ou, nas três contas abaixo, para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos.

1.Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33

2.Santander, 033, Agência 0207, conta corrente 13085613-0, CNPJ 49.607.336/0001-06 ou

3.Santander, 033, Agência 0207, Conta Corrente 13025879-0, CNPJ 17.893.567/0001-37

A prestação de contas das doações será pública e transparente