Robô ajuda no combate a Covid-19 no Aeroporto Internacional de Viracopos

Robô ajuda no combate a Covid-19 no Aeroporto Internacional de Viracopos

Alfapress Comunicações

A Nilfisk lança no Brasil a Liberty SC50, sua primeira lavadora e secadora autônoma de piso, totalmente alinhada às necessidades da Indústria 4.0. A apresentação oficial do equipamento acontece nesta quarta-feira, dia 09, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e tem a parceria da Concessionária Aeroportos Brasil Viracoposo e do Grupo Verzani & Sandrini uma das empresas líderes na terceirização dos serviços de manutenção, limpeza, portaria e segurança de grandes empresas. "Esta máquina é indicada para áreas maiores que 3.000² até 7.000 m² e uma das grandes vantagens é que ela libera o profissional para realizar outras tarefas, e deixa o trabalho repetitivo de lavar e secar o piso para a tecnologia autônoma", conta o Gerente Nacional de Vendas da Nilfisk no Brasil, André Stopiglia.

André conta que, em termos de referência, uma pessoa com um esfregão consegue limpar em média 70m² por hora. Uma lavadora convencional com operador empurrando lava 800 m² por hora. Já a Liberty SC50 lava e seca em média 1.800 m² por hora de forma autônoma. "Claro que estas produtividades dependem de fatores como obstáculos e tráfego de pessoas e veículos", pondera.

O local da apresentação do equipamento foi escolhido por possuir grandes áreas e proporcionar um rápido processo de lavagem e limpeza do piso, mesmo funcionando 24 horas por dia, com fluxo constante de passageiros. O diretor de Operações, da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota, disse que essa nova tecnologia vem a somar aos investimentos que a empresa está fazendo para diminuir os riscos de contaminação do novo Coronavírus, que tornou as exigências de limpeza e desinfecção ainda maiores e o serviço automatizado é feito de forma rápida e segura.

"Desde março, Viracopos vem adotando uma série medidas para reforçar o combate ao contágio pela Covid-19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento, medição de temperatura e desinfecção constante, se somam a mais esta ação de limpeza por meio de uma lavadora e secadora autônoma de piso", disse Mota.

A nova lavadora e secadora funciona de forma autônoma após a primeira programação, e sua bateria permite trabalhar por ciclos de até seis horas de uso. Ela é indicada para aeroportos, supermercados, hospitais, shoppings, ginásio esportivo e indústria, de uma forma geral. "Acreditamos que teremos uma procura maior por locação da Liberty, pois assim não será necessário investir no equipamento", adianta André Stopiglia. A empresa que quiser adquirir a Liberty SC50 terá um contrato de manutenção mensal completo, dada a tecnologia usada no equipamento.