Escolas municipais de Vinhedo promovem Semana do Scratch

Escolas municipais de Vinhedo promovem Semana do Scratch

Oficina trabalha desde construção de histórias desplugadas, sem uso de conectividade, até criação de cartões animados

A Secretaria de Educação de Vinhedo está promovendo esta semana a Semana do Scratch nas escolas municipais (EMs) Professora Maria de Lourdes Von Zuben e Professor Cláudio Gomes, unidades educacionais que integram o Programa Escolas Criativas, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e da Lego Foundation. As oficinas são realizadas junto com a Central de Formações e Mídias (Ceformi) e professores.

A cada ano, a Semana do Scratch celebra uma temática diferente e o tema escolhido este ano foi “Ondas de Gentileza”, depois que o criador do Scratch, Mitchel Resnick, pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, recebeu por e-mail o relato de uma professora ucraniana sobre a importância do Scratch e como ele ajuda a inspirar ondas de gentilezas pelo mundo.

Os professores trabalharam o tema previamente com os estudantes e foi proposta uma oficina, com as turmas participantes, para trabalhar desde construção de histórias desplugadas, sem o uso de conectividade, até a criação de cartões animados no site do Scratch. Na semana passada as oficinas de programação foram promovidas nas escolas Abrahão Aun, Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Dom Mathias..

Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana MIT, com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. Este mês o Scratch faz 15 anos e o Scratch CAT, mascote oficial, recebe os parabéns dos alunos nas Unidades Educacionais de Vinhedo.