Escola da Água está com inscrições abertas para o curso online Água e Saneamento

Escola da Água está com inscrições abertas para o curso online Água e Saneamento

Atividade será em conjunto com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, por meio do Projeto Gota d’Água
Atividade será em conjunto com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, por meio do Projeto Gota d’Água

O Curso online “Água e Saneamento – Disponibilidade e Sustentabilidade” está com inscrições abertas desde o dia 30/04/2019, no site www.agua.org.br/cursos. A iniciativa é promovida pelo Consórcio PCJ no âmbito da Escola da Água e Saneamento em conjunto com o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. O Curso será composto por sete encontros virtuais (um por mês) e servirão de conteúdo complementar aos participantes do Projeto Gota d’Água, que nesse ano está trabalhando o mesmo tema em parceria com a ARES-PCJ, atendendo quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê).

A primeira videoaula que já está disponível na sala online no site do Consórcio PCJ tem como tema “A Regulação dos Serviços de Saneamento”, com a participação do Coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi. As outras seis videoaulas serão a respeito dos seguintes assuntos: Poluição do Ar e seus Efeitos na Água, Gestão de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo, Oficina de Vídeos voltados à Educação Ambiental, Importância das Florestas na Gestão da Água, Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos, e Destaques do Ano do Projeto Gota d’Água 2019.

Para participar, os interessados precisam acessar o site do Consórcio PCJ, em Cursos Online, fazer o cadastro de acesso e após receber o login e senha, iniciar as capacitações virtuais. Os cursos serão liberados mensalmente, mas mesmo aqueles que fizerem suas inscrições posteriormente, terão acesso a todas as aulas do curso. Dúvidas sobre acesso e problemas com o cadastro podem ser sanadas pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Esse é o segundo curso online promovido pelo Consórcio PCJ em sua ferramenta digital. O primeiro ocorreu em 2018 e teve como tema “Ecoturismo” e foi um sucesso, tendo 227 pessoas inscritas. A ampliação da iniciativa com a Escola da Água e Saneamento busca atender o público de educadores, mas também os técnicos da área de Saneamento.

A aplicação de cursos online dentro do Projeto Gota d’Água busca também ampliar a participação de educadores, principalmente nesta edição de 2019, em que mais regiões hidrográficas estão envolvidas, evitando, assim, problemas de deslocamento para os encontros presenciais. O Projeto Gota d’Água, além da atividade virtual, conta com um grupo de discussão por WhatsApp e mais 10 encontros presenciais divididos por municípios das quatro bacias hidrográficas que estão ocorrendo as atividades. A parceria exclusiva com a ARES-PCJ ampliou a aplicação do projeto em mais 20 municípios.

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. Em fevereiro de 2019, as duas primeiras turmas da Escola foram formadas no curso de “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, com dois polos de aplicação: Americana e Atibaia. Novos cursos presenciais serão divulgados ainda nesse ano.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/escola-da-agua.

Sobre o Consórcio PCJ:

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 25 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).
Mais Informações: