Equipe do 192 de Americana recebe capacitação sobre urgências obstétricas

Equipe do 192 de Americana recebe capacitação sobre urgências obstétricas

A equipe do setor 192 de atendimento pré-hospitalar, da Secretaria de Saúde de Americana, recebeu nesta quarta-feira (24) uma capacitação sobre atendimento de urgência e emergência em casos obstétricos. O evento é parte do programa de treinamento do setor e aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira especialista em obstetrícia, Ana Gabriela Rodrigues de Godoy, que abordou diversas situações, como o parto sem distocia, caracterizado como parto em condições normais; parto com distocia de ombro, quando não há a saída dos ombros logo após a saída da cabeça do bebê; parto pélvico; urgências hipertensivas e outros assuntos relacionados ao tema.

A enfermeira coordenadora do setor 192, Adriana Pacheco, disse que apesar de não serem frequentes atendimentos envolvendo o parto, é fundamental que os integrantes da equipe estejam aptos para situações de emergência dessa natureza. "Nós já atendemos mulheres em trabalho de parto na residência e até mesmo no interior de veículo; não é algo comum, mas acontece. Daí a importância de estarmos bem preparados para situações como essas", explicou Adriana.

O setor 192 mantém um programa continuado de treinamentos, que acontecem no decorrer do ano. As atividades servem para reciclagem de conhecimentos da equipe e incorporação de novas habilidades para o enfrentamento de situações diversas no dia a dia dos profissionais.