Valinhos, 120 anos, Vamos comemorar!

Valinhos completa neste mês de maio 120 anos de elevação à categoria de Distrito de Paz. Uma história de muitas conquistas da cidade e das pessoas, muita luta e dedicação em construir um município de paz, com superação de desafios e muitas chegadas e partidas. Cada pessoa que nasceu e mora em Valinhos, ou que aqui chegou, certamente tem muitas histórias para contar. Valinhos sempre se destacou durante todo este tempo em muitas áreas. Terra boa, com excelente qualidade de vida, água límpida brotando de suas nascentes, povo acolhedor e fraterno são bons motivos para atrair pessoas e empresas para aqui se instalarem.
Na Cultura, Valinhos tem uma herança muito forte, proporcionada principalmente por italianos e japoneses que aqui se instalaram. Um dos mais ilustres valinhenses, Adoniran Barbosa, nasceu em 1910, por conta de seus pais, imigrantes italianos, que chegaram a Valinhos em 1895 para trabalhar em uma fábrica de sabão, a então Cia José Milani, atualmente Unilever. Valinhos também teve o privilégio de acolher pessoas como Flávio de Carvalho, João do Monte, Paco di Ribes e muitos outros, que contribuíram muito para a evolução cultural e artística na cidade, na região, no Brasil e no mundo.
Nos esportes, Valinhos sempre teve destaque em competições de alto nível, com seus atletas nos mais variados segmentos. O vôlei do Country Clube, que tem realizado um grande trabalho na formação de atletas, recentemente participou da Superliga 2015–2016, conquistando a segunda melhor média de público da competição. Outro exemplo é a atleta valinhense Franciela Krasucki, especialista em provas de velocidade, que integrou a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, conquistando a medalha de ouro com o revezamento 4x100 metros.
Na área social, Valinhos sempre teve muitas entidades que prestam um importante serviço à cidade, atendendo a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Exemplo é a APAE de Valinhos, que há 45 anos faz um importante papel de atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Outra referência é o Recanto dos Velhinhos, que há 43 anos acolhe e cuida de idosos, promovendo saúde, bem estar e dignidade. Também de grande relevância e contribuição histórica é o Lions Clube de Valinhos, que completou 60 anos, em parceria com a Santa Casa, entidade fundada há 56 anos e que lançou a campanha “Uma árvore, uma Vida”. Neste maio, a parceria presenteia os pais dos recém-nascidos com uma muda para plantio. Um ato de cidadania, educação, civismo e, principalmente, a esperança e a preservação do meio ambiente.
Que estes 120 anos que Valinhos completa no próximo dia 28 sejam a oportunidade para uma grande reflexão sobre nossa história e continuar nos inspirando na continuidade de uma cidade de paz, com qualidade de vida, aliada a pessoas de bem que atuam em todos estes segmentos importantes.