Solidariedade, união e respeito

A Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA) Capuava foi constituída em agosto de 2002 com a missão de prestar serviço de amor e cidadania. Ela é responsável por atender e auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social e tem sua especialidade em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências. Com a ajuda de colaboradores voluntários, atualmente a ACESA oferece terapias, oficinas e acompanhamento profissional para 20 pessoas duas vezes por semana.
Sem fins lucrativos, a entidade se mantinha até o final do ano passado principalmente com recursos dos convênios que tinha com a Prefeitura de Valinhos, mas hoje promove campanhas e eventos para arrecadar fundos e impedir que esse serviço tão importante acabe. É uma prova de amor ao próximo. Todos os seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida.
A entidade que se localiza na Fazenda Capuava permite a interação dos usuários com a natureza num aprendizado gradativo, em processo evolutivo, que visa atender e respeitar as necessidades de cada um. Além do trabalho feito com cada um dos atendidos, a ACESA Capuava realiza um trabalho articulado com as famílias, através do Projeto Conversas em Família e Grupo de Apoio às Famílias, tentando proporcionar a elas todas as informações e orientações necessárias para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
A entidade foca suas ações na sociedade e conta com o trabalho de um grupo de voluntários que além de realizar eventos, busca doações particulares e empresariais para assim manter os atendimentos para os que muitos que precisam. Para potencializar estes auxílios, o grupo de voluntários da ACESA trabalha intensamente na arrecadação de cupons fiscais. O Programa de Nota Fiscal Paulista do Estado de São Paulo permite que o consumidor doe sua nota fiscal emitida sem o CPF diretamente para a ACESA sem tirar nada do bolso.
Além da doação de cupons fiscais, a comunidade pode contribuir com a entidade de mais cinco formas diferentes: sendo um sócio contribuinte; adquirindo um dos produtos da ACESA; sendo um voluntário; apadrinhando uma pessoa com deficiência ou participando dos eventos promovidos pela Associação. No próximo dia 15 será realizado o Food Truck D’ajuda, que une o útil ao agradável. Além de ser em prol de uma boa causa, propõe uma agradável tarde na fazenda com os amigos e familiares. Para saber mais sobre o evento e garantir seu ingresso, acesse o site: www.acesacapuava.com.br.

Sobre a ACESA Capuava
O principal objetivo da associação é auxiliar pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a pagina no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

 

Fernanda Teixeira, presidente da ACESA Capuava