Serenidade e qualidade de vida

Orestes Previtale Júnior

O ano de 2019 foi um ano de grandes desafios e grandes conquistas. Assim como foram os anos anteriores da minha administração. Lidamos com um cenário diferente na política nacional. Não há mais espaço para doutrina política e para a política insensata. Enfrentamos uma das mais sérias e longas crises econômicas da história do Brasil. Estamos diante da necessidade urgente de reinventar a administração pública e de inovar em todos os sentidos. O momento é agora.
Na agenda dos agentes públicos não cabem mais promessas aventureiras que não se concretizam nem grandes obras que não têm finalidade clara e necessária. O cenário é também de crise política, de reflexão sobre o papel dos governantes. Todos os municípios do Brasil, sem exceção, têm de lidar com os reflexos dessas crises. A arrecadação municipal caiu. Projetos e verbas dos governos estaduais e federal estão escassos.
Hoje é preciso administrar com seriedade, austeridade. É preciso promover parcerias, evitar desperdício e garantir que os gastos estejam dentro da realidade. A população não tolera mais governantes desmedidos e gastadores, criando dívidas que vão prejudicar o futuro da cidade e atrasar o desenvolvimento. O desenvolvimento é agora.
Encontramos, em 2017, uma cidade falida, com uma dívida de R$ 170 milhões, que era praticamente metade de todo o orçamento.  Na Secretaria da Fazenda, quando chegamos, a situação era de caos. Rombos abertos para cobrir outros rombos. Destinação irregular de recursos. Foi preciso antes de tudo colocar a casa em ordem. Renegociamos contratos, dívidas, reestruturamos a Secretaria da Fazenda, passamos tudo a limpo.
Hoje, Valinhos é uma das poucas cidades do Brasil que está com suas contas em dia. Mesmo com a grave crise, que afeta o cotidiano das cidades, Valinhos está se desenvolvendo e colecionando excelentes posições em rankings que medem, a partir de estatísticas e dados de conceituadas instituições públicas e privadas, a qualidade de vida dos municípios. Estamos entre os de melhor qualidade de vida, de melhor educação, saneamento, atendimento assistencial, segurança. Estamos entre os municípios mais dinâmicos do Estado, com alta taxa de riqueza, longevidade e escolaridade.
Não quer dizer que tudo está perfeito. Ao contrário, os desafios continuam grandes e exigem cada vez mais trabalho, seriedade e empenho para serem superados. Trabalho que resultou em conquistas para Valinhos e que vamos continuar realizando. Com responsabilidade, respeito ao cidadão e ao dinheiro público, retomamos obras que estavam paralisadas. Realizamos obras, projetos e iniciativas de interesse de todos.
A mais recente conquista foi a inauguração da Ala Feminina da Casa de Acolhimento do Joapiranga, para ressocializar moradores em situação de rua. Em 2019, inauguramos o importante Polo Valinhos da Univesp, que oferece universidade gratuita de qualidade para a população, com apoio da Unicamp, USP e Unesp. Retomamos as obras da Escola Alvorada, no Cocais, que, quando estiver em pleno funcionamento, vai atender 1,1 mil alunos.
Entregamos a nova sede do Programa Melhor em Casa, para atendimento de pacientes acamados. Também entregamos novas sedes para o Procon, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, o Departamento de Controle de Zoonoses, para a Secretaria de Administração. Reformamos a Secretaria de Educação. Mudanças fundamentais para a qualidade da prestação dos serviços aos moradores.
Este ano concluímos e entregamos o novo Canil da Guarda Civil Municipal, que tem nova sede. Adquirimos novas viaturas e equipamentos para a Guarda. Criamos o Parque dos Girassóis no São Marcos e o Parque dos Lagos, ao lado do CLT. Espaços fundamentais para a convivência e prática de atividades físicas. Criamos áreas para circulação de pets, com regras, no CLT e no Parque dos Lagos.
Em 2019 também entregamos aos moradores o novo CRAS Central, o novo prédio do CREAS, o prédio da Coordenadoria da Mulher, antiga demanda da cidade. Inauguramos o CAPS-AD, para tratar dependentes químicos. Construímos o primeiro Ecoponto Municipal, onde a população pode levar entulhos e objetos sem uso.
Reformamos este ano a UPA, a primeira reforma desde que foi criada. Criamos o CEV 2 para melhor atender os pacientes. Entregamos a reforma da UBS do São Bento. Implantamos a marcação de consultas nas UBSs pelo celular.
Também em 2019 revitalizamos o Portal de Valinhos, praças da cidade e escolas municipais. Iniciamos da revitalização da Lagoa do Cambará, que vai se tornar um amplo espaço de lazer. Retomamos as obras da duplicação da Avenida Joaquim Alves Correa com a construção da ponte. Contratamos uma empresa que está modernizando toda a iluminação pública da cidade. Promovemos regularização fundiária no bairro São Bento.
Junto com o DAEV, construímos os reservatórios do Morumbi e da ETA 2, o novo interceptor da Avenida Invernada, a nova adutora de água que vai atender a região do Parque Portugal, o poço profundo para abastecer o São Bento, a rede coletora de esgoto do Joapiranga.
Em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, conseguimos viabilizar em definitivo as obras de canalização do Córrego da Invernada, que contou ainda com trabalhos da Unilever, e iniciamos a duplicação da Rodovia dos Agricultores, outra velha demanda da cidade.
2019 foi um ano de muito trabalho e de muitas conquistas. Estamos cuidando de Valinhos e dos moradores de Valinhos. Trabalhando no presente por uma cidade do futuro, que seja cada vez mais desenvolvida e com qualidade de vida ainda maior. Para 2020, vamos continuar trabalhando com seriedade, respeito e compromisso. Feliz Ano Novo a todos.