Rádio Brasil: 70 anos no ar!

No próximo dia 11 de março a Rádio Brasil completa 70 anos de existência. Naquele dia de 1950 começava a operar aquela que, na época, era a segunda emissora de rádio a ser instalada nos arredores de Campinas – a primeira tinha sido a PRC-9, atual Rádio Bandeirantes AM de Campinas, no ano de 1933. Uma revolução no ambiente de mídia da nossa região se iniciava, pois a população de Campinas e das cidades vizinhas passava a ter uma nova opção de conteúdo produzido localmente, fazendo frente à poderosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro e à já conhecida Rádio Record de São Paulo – duas potências do rádio na década de 1950.
A Rádio Brasil foi conquistada pela empreendedora família Pedroso, que já nos anos 40 tivera a audaciosa ideia de instalar um serviço de alto-falantes no centro de Campinas. Dessa paixão pelos microfones, surgiu um exitoso empreendimento na área de mídia – que chegou a se expandir por outras cidades da Região Metropolitana e que hoje subsiste com a bem sucedida Rádio Cultura de Campinas AM e FM (com a bandeira CBN Campinas).
Logo após a inauguração, a Rádio Brasil se destacou por ressaltar a força dos talentos da nossa região, oferecendo um cardápio de programas diversificado e popular. A rádio, marcada pela ousadia, chegou a realizar grandes shows e programas de auditório, caindo de vez no gosto da população. Sem falar na original marca de acompanhar o esporte em especial o futebol. A Brasil foi a única emissora do interior paulista a transmitir a Copa do Mundo de 1950 direto do Maracanã. Nas décadas de 1970 e 1980, a Rádio Brasil consolidou sua trajetória de sucesso, revelando e lançando profissionais nos mundos artístico e jornalístico, tanto para o rádio quanto para a TV. Em 2004, afiliou-se à Rede Jovem Pan, incorporando ao nome essa marca e passando a denominar-se Rádio Brasil Jovem Pan Sat.
Em outubro de 2011, a Rádio Brasil passou para o controle institucional da Arquidiocese de Campinas. Desde então, a emissora vem consolidando a sua identidade católica, sem desprezar a sua vocação original, incorporando na sua linha editorial os valores cristãos e a defesa da dignidade humana. Hoje, a Rádio Brasil evangeliza e presta serviço à nossa Região Metropolitana, em parceria com a Rede Aparecida de Rádio – iniciativa de comunicação do Santuário Nacional de Aparecida.
A rádio aniversariante da semana tem Valinhos no seu DNA. Afinal, a sua outorga de funcionamento em Ondas Médias (AM 1270 KHz) é localizada na cidade. Além disso, o parque de transmissão do sinal está localizado também em território do município, na divisa com Campinas.  Para celebrar 70 anos, A Rádio Brasil espera por um grande presente: uma decisão da  Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o processo de migração do seu sinal para Frequência Modulada (FM).
Que Deus continue abençoando este projeto da Rádio Brasil e que, em breve, seja disponibilizado pelas autoridades federais um canal em FM para que esta obra chegue com mais qualidade aos lares da nossa Região Metropolitana. Parabéns, Rádio Brasil!

Jornalista e estudante de teologia pelo Centro Universitário Claretiano