A praça é nossa!!!

A Praça Washington Luís foi inaugurada em dezembro de 1967 pelo prefeito José Spadaccia, e devidamente urbanizada na gestão do então prefeito Vicente Marchiori em 1969.
Esta praça foi por décadas ponto de encontro da família valinhense, onde tive a oportunidade de desfrutar com meus irmãos de momentos inesquecíveis. Foi ponto de encontro de namoros, da tradicional Festa do Figo, da Festa do Folclore, Festa Italiana, e tantas outras.
As crianças adoravam correr ao redor da fonte luminosa, que dependendo da direção do vento as águas molhavam as pessoas. Era pura diversão! Quem não se lembra do seu Mário que vendia pipocas e outras guloseimas. Tempo bom, que com o passar dos anos foi perdendo seu encanto. Foram inauguradas novas praças modernas, como a Praça 500 anos, o Centro de Lazer do Trabalhador “Ayrton Senna”, e tantas outras. Com isso a Praça Washington Luís foi caindo no esquecimento dos valinhenses, e aos poucos abandonada.
Muitas foram as críticas às administrações municipais pela má conservação, que geraram inúmeras discussões e reclamações por parte da população, dos vereadores e de autoridades do município.
Porém, para surpresa dos valinhenses, em meados de junho a população foi agraciada com o início da revitalização da querida Praça Washington Luís! As pessoas que passam pelo local ficam curiosas com o tapume de metal que foi colocado ao redor.
De início, alguns cidadãos criticaram a demolição do pombal.
Por questões de higiene e saúde pública, o pombal foi demolido, já que há mais de 5 anos estava desativado, além do que, apesar de serem aves inofensivas, os pombos transmitem doenças como a salmonelose e histoplasmose, que podem levar à morte.
Agora, após anos, décadas de abandono, e reclamações por parte da população valinhense, a atual administração municipal consegue, sem custo ao município, revitalizar a praça Washington Luís, através de parceria de empreendedores da cidade.
Louvável a atitude de revitalizar e modernizar a querida praça, que se tornará o primeiro espaço público inteligente da Região Metropolitana de Campinas, que certamente retornará a ser opção para toda a família valinhense.
Alguns amigos valinhenses já estão curiosos para saber como ficará depois de revitalizada.
A fonte luminosa será reconstruída, haverá um novo sistema de iluminação, novos bancos, acesso a internet gratuito, novos espaços para apresentações artísticas, área de alimentação, academia ao ar livre, novo play ground, novo paisagismo, além de sistema de monitoramento de segurança.
O momento é de alegria, a cidade de Valinhos estará recebendo um presente, pois esta praça foi e será sempre um cartão postal!
Não vejo a hora, assim como muitas famílias valinhenses, de poder desfrutar novamente deste espaço de lazer e de cultura. Afinal a praça é nossa!

Edmilson Barbarini

Edmilson Barbarini é servidor público municipal, bacharel em ciências contábeis.