Outubro Rosa - Tempo de solidariedade

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos na última década do século 20.
A popularidade do Outubro Rosa com iluminação de monumentos e o uso do laço rosa alcançou o mundo todo, de uma forma feminina, bonita e elegante, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre.
O câncer de mama é o cancer mais comum e que mais mata mulheres do mundo inteiro e também no Brasil. Em 2016 são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama no Brasil segundo dados do INCA, sendo que em torno de 16 mil mulheres vão morrer, aproximadamente a morte de uma mulher a cada 30 minutos. Tem-se observado uma tendência mundial e no Brasil de casos de câncer de mama em mulheres cada vez mais jovens.
O movimento do Outubro Rosa é muito significativo para a conscientização da importância do diagnóstico precoce através da mamografia. Casos iniciais podem ter cerca de 95% de chance de cura.
Atualmente o Grupo Rosa e Amor (associação com sede em nosso  município  que acolhe muheres com câncer de mama de Valinhos e região) tem mais de 600 mulheres cadastradas com cerca de 200 casos ativos em atendimento mensal com uma média de 8 a 10 casos novos por mês.
Infelizmente muitas mulheres ainda estão chegando para serem acolhidas com estadiamento avançado, provavelmente devido a falta de conscientização da população e do empenho do setor público em agilizar a realização de mamografias e mesmo a dificuldade de encaminhamento destas pacientes para locais de referência para a realização do tratamento fora de nosso município.
Esperamos que a luz rosa que ilumina os monumentos neste período possa se expandir a todos os corações formando um grande movimento solidário de conscientização, para que todas as mulheres tenham igualdade de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento respeitando a lei dos 60 dias, e que possamos com esta corrente amorosa salvar mais vidas e propiciar melhor qualidade de vida a todas as mulheres que estejam vivenciando o câncer de mama.
É este o sonho que o Rosa e Amor quer compartilhar com toda nossa comunidade e com todos que estiveram empenhados para que este sonho se torne realidade!

 

Márcia Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor