E então... é natal?

Acreditem, 2020 está acabando... parece loucura se voltarmos ao começo do ano e pensar em tudo o que houve durante 2020. Se alguém dissesse que uma pandemia iria mudar tudo, que a quarentena afastaria as pessoas do contato direto e que sair de casa apresentaria um risco de vida muito maior do que nunca imaginamos... você acreditaria?
Não respondendo a esta questão, mas levantando uma outra: você, caro leitor, já fez a sua retrospectiva desse ano? Já imaginou como será o Natal? Se, por acaso, estiver colocando suas mãos na cabeça e imaginando todos os planos que deixou de realizar, as reuniões, os “happy hours”, as viagens à praia, as visitas aos familiares. Eu também estou.
Mas não se preocupe meu querido leitor, o seu Natal não está perdido! Ainda que aconteça algo parecido com um apocalipse para alguns, o Natal traz consigo a esperança e acredito que não existe momento melhor para considerarmos com carinho esta máxima.
Há alguns dias estava assistindo a um filme de Natal com meu filho e, de repente, me deparei pensando em como é importante estarmos cercados por quem nos ama, e que amar incondicionalmente alguém nos enche de boas energias, nos guia, nos faz querer ser melhores. Há tempos eu não parava para “desligar” e aproveitar qualquer momento de distração, a nossa rotina em tempos de pandemia se transformou, o isolamento em alguns casos torna nossos dias extremamente difíceis de encarar, a falta do contato humano deixa um vazio em nossas almas. Para isso é preciso um remédio apenas... é preciso ter a esperança.
Vamos nos lembrar do que já enfrentamos até aqui, dos nossos parentes e amigos que estão com a gente mesmo que através de uma câmera. Essa esperança em um novo ciclo que vai começar a partir deste Natal pode nos ajudar a ter a certeza de que podemos seguir em frente e que vamos vencer este ano.
Você não precisa ser um religioso para ter esperança e fé no novo. Para mim, o Natal traz este sentimento de renovação que toma conta até de nossos pensamentos. É o momento de reavaliar, tirar a famosa “lição” sobre o que não deu certo, considerar o que de fato foi bom e o que não foi durante todo o ano. Eis o tempo de reabastecer nossas energias para focar no que precisamos de fato.
É o momento de planejar o 2021 com cuidado, manter o foco no que, de fato, importa para seu bem estar, encare o “período de festas” como ele realmente é, faça festa, distraia, ligue para as pessoas que você considera e faça com que ela saiba que você deseja o melhor, dê esperança e ela vai te preencher com todo o calor e alegria. Isso sim vai fazer a diferença para você encarar este novo ciclo. Um Feliz Natal para todos!

Meio nerd, meia mussarela, meia calabresa. Jogador de videogame e palpiteiro de séries nas horas vagas