ALIMENTAÇÃO PÓS-PÁSCOA

Acabamos de passar pelo feriado de Páscoa. Muita comilança, chocolate... Em tempos tão desafiadores, precisamos comemorar a vida não, é mesmo?

Normalmente após o período de festas prolongadas as pessoas começam a “correr atrás do prejuízo”. Mas é preciso, ter cautela e fugir de terrorismos.
Se você cometeu pequenos exageros no feriado de Páscoa, não se preocupe! Episódios isolados não são capazes de gerar grandes estragos na saúde. O importante mesmo é estar atento para não deixar os bons hábitos de lado durante todo o ano.
Abaixo, listei seis dicas do que fazer após os exageros da Páscoa e que devem ser seguidas durante todo o ano para manter a saúde em dia:
1. Foque na hidratação
Manter-se hidratado ajuda a desintoxicar o organismo de substâncias ingeridas em refeições mais exageradas que cercam as comemorações de Páscoa.

A água também auxilia na desinflamação das células. Quando nossas células ficam inflamadas, ocorre um maior de acúmulo de gordura. O volume ideal de água ao dia são 35mL por quilo de peso.
2. Volte a ter uma alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é a chave principal para a manutenção e/ ou perda de peso, além do bom estado de saúde.
Ingerir todos os nutrientes necessários, deixar de lado alimentos como açúcares e frituras, reduzir a ingestão alimentos processados, como embutidos e congelados, são mudanças que têm impacto nos resultados. Guarde o chocolate e consuma pequenas porções (30g) apenas quando tiver vontade.
Por sua vez, frutas, verduras, legumes e grãos, de preferência orgânicos, favorecem a eliminação de toxinas e desencadeiam uma ação anti-inflamatória no organismo, favorecendo também a prevenção de doenças.
3. Durma bem
Durante o sono, inúmeros processos de limpeza e restauração de tecidos acontecem no organismo. Um sono de qualidade auxilia na regulação de hormônios como a leptina, importante para o controle da saciedade.
Dormir bem aumenta a disposição e, como consequência, dá mais energia para praticar atividades e voltar à rotina.
4. Passe longe do álcool e refrigerantes
Em dias de festas, há aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas. Ele dificulta a absorção de nutrientes, levando a desidratação e ao inchaço. Além disso, aumenta o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse” e causa deficiência de vitaminas do complexo B e C.
Os refrigerantes, por sua vez, têm uma quantidade excessiva de açúcares em sua composição. Além disso, há a presença de sódio e diversas outras substâncias artificiais na sua formulação. Por isso, mesmo àqueles sem calorias são nocivos.
Depois das comemorações de Páscoa, invista em líquidos naturais: água, chás, água de coco e suco de frutas.
5. Faça exercícios regularmente
Nenhum programa de saúde pode ser tão eficaz quanto aquele que alia uma alimentação adequada à prática regular de exercício físico.

Volte à sua rotina e aos treinos. Caso ainda não faça, escolha um exercício que goste e inicie a prática. O importante é manter a frequência e intensidade dos treinos. Conte sempre com o acompanhamento de um profissional da área para evitar lesões.

6. Cultive hábitos de vida equilibrados

O equilíbrio em nossas escolhas favorece uma vida mais saudável, leve e menos estressada.

Aumente seu contato com a natureza, cultive as boas amizades (mesmo que à distância), pratique hobbies e tire um momento só para você.

Mas, não se esqueça: tenha sempre acompanhamento médico e nutricional para alcançar os melhores resultados sem colocar a sua saúde em risco!

Fabiana Jarussi é Nutricionista Clínico-Funcional e atende presencialmente e online. Para outras informações e dicas acesse as redes sociais:
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