Programa do Fundo Social disponibiliza cadeiras de rodas

Programa do Fundo Social disponibiliza cadeiras de rodas

Prefeitura de Valinhos tem um programa para fornecer e emprestar equipamentos como cadeiras de rodas, de banho, andadores, bengalas e muletas através do Fundo Social de Solidariedade Social. Os equipamentos são fornecidos principalmente a famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a diretora de apoio do Fundo Social, Sueli Marostica Mamprin, para fazer a solicitação é necessário procurar o Fundo Social com RG e comprovante de endereço. “Nós coletamos informações sobre a pessoa que vai usar o equipamento para que possamos oferecer o modelo adequado. Em alguns casos, o solicitante pode receber o equipamento na hora”, explicou.

Segundo a diretora, alguns dos equipamentos são provenientes de doações e outros de compras efetuadas pelo Fundo Social para disponibilizar aos moradores da cidade.

Caso a utilização seja temporária, os equipamentos precisam ser devolvidos para que outros moradores que precisam possam utilizá-los.   “É importante essa devolução quando o paciente não tem mais necessidade do equipamento para que nós possamos atender outros moradores que precisam. Assim conseguiremos atender todos”, explicou Sueli.

Assistência Social
A Politica Nacional de Assistência Social não prevê que a Secretaria de Assistência Social seja responsável pelo fornecimento de cadeiras de rodas e similares para os moradores. Por isso em Valinhos o programa é coordenado pelo Fundo Social.