O que é ser uma Família Acolhedora?

O que é ser uma Família Acolhedora?

Casa da Criança oferece encontros informativos sobre a atuação
Casa da Criança oferece encontros informativos sobre a atuação

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre o Acolhimento Familiar, porém as dúvidas e receios ainda fazem parte dos conceitos da população valinhense. Com objetivo de ampliar o conhecimento e estimular a atuação consciente das famílias da cidade, a instituição promove encontros informativos sobre o Família Acolhedora - Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos. O primeiro encontro será realizado no dia 17 de fevereiro, às 19h30, na Rua Joaquim Martins 354 – Jardim Valença.

Por meio deste trabalho desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, as famílias da cidade podem se cadastrar e receber a capacitação para acolher temporariamente em suas residências crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por medida de proteção.

A proposta, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente, é oferecer um novo referencial de cuidado, com amor e proteção, garantindo uma convivência familiar e comunitária.

Conheça os relatos de quem já atuou como Família Acolhedora.

Para alguns ser familia acolhedora é:

v  “Amar alguém que você nem conhecia, ser contagiado por bons sentimentos, até que transborde de alegria e consiga também envolver a todos que o cercam.”

v  “Exercer a bondade e a benevolência para com próximo.”

v  “Uma experiência que vale a pena ser vivida, com momentos de intensa alegria, que revela o nosso melhor.”

v  “Ser uma referência positiva para que crianças e adolescentes, ressignificar suas vivências de sofrimento e privações de direitos.”

v  “Poder contribuir com a sociedade e fazer a diferença na vida de outras famílias.”

Os interessados em participar dos encontros e palestras informativas devem se inscrever pelo familiaccava@gmail.com entrar em contato pelo telefone 19 38293410.

 

Agenda:

Data: 17 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Rua Joaquim Martins 354 – Jardim Valença

Inscrições: familiaccava@gmail.com    ou  19 38293410.

Sobre a Casa da Criança de Valinhos

Há 26 anos, a Casa da Criança de Valinhos, reconhecida com o prêmio Melhores ONGs do Brasil e Selo de confiança VOA DOAR, atua como a única organização de acolhimento institucional da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferecem três frentes de trabalhos sociais e culturais disponíveis à comunidade. Além do Acolhimento Institucional, apresenta o Acolhimento Familiar e o Projeto Janela aberta/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que inclui também a parceria com a Secretaria de Municipal de Cultura e com a Secretaria Municipal de Esportes.

www.casadacriancadevalinhos.com.br