Festa Junina encerra semestre festivo no Centro dos Idosos

Festa Junina encerra semestre festivo no Centro dos Idosos

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idoso teve palestra e caminhada na semana passada

O Centro de Convivência dos Idosos (CCI), da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, planeja o término das atividades no primeiro semestre no próximo dia 30, com o casamento caipira, com o grupo de teatro, e apresentação da tradicional quadrilha da 3ª Idade, às 13h30. Na tarde desta terça, dia 21, os participantes estiveram no espaço para os ensaios do casório.

O CCI promoveu no último dia 10 a reunião de acolhida, ampliando seu quadro de usuários nas várias atividades oferecidas.

“A equipe do CCI ainda está planejando os detalhes do encerramento, mas já estamos esperando uma grande festa. Afinal, nossos idosos merecem o melhor”, adiantou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, os ensaios da quadrilha e do casamento da 3ª Idade já estão acontecendo no espaço do CCI. “Estamos todos empolgados. Encerramos o primeiro semestre com muitas ações positivas”, avalia o secretário. Entre elas o retorno de todas as atividades dos Centro dos Idosos, inclusive com algumas novas como a Oficina da Memória.

Ações

O mês também contou com a celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idoso, comemorado no dia 15. Na ocasião houve uma palestra, com o tema Os direitos da pessoa idosa e os mecanismos de defesa contra a violência, ministrada pela diretora do SUAS, a advogada Rachel Lavorenti Rocha Pardo, além da caminhada pela Praça Washington Luís.

Com a reunião de acolhida, foram inseridos no programa do centro do idoso mais 28 novos integrantes. O Projeto Peixe & Cia ganhou 12 novos participantes; o Ponto do Encontro do Crochê mais quatro; já as aulas de Violão se inscreveram mais dois novos usuários; e, por último, mais 10 novos participantes engrossaram o grupo da Oficina da Memória

Data

O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida, em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas), após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data é um manifesto de repúdio à violência contra esse público.