Família Acolhedora tem demandas duplicadas e atendimentos garantidos

Família Acolhedora tem demandas duplicadas e atendimentos garantidos

Neste ano, o Serviço de Acolhimento Familiar, desenvolvido pela Casa da Criança de Valinhos em parceria com a Secretária de Assistência Social do município, tem em sua programação eventos híbridos para divulgar a importância da atuação da sociedade. Além da Semana Família Acolhedora, evento oficial da cidade, previsto para ser realizado de 10 a 15 de maio, a instituição informa que serão organizados outros seminários e reuniões em diferentes formatos para que os interessados possam participar com segurança e a interatividade necessária.

TRABALHOS INTENSIFICADOS
No segundo semestre de 2020, o Acolhimento Familiar recebeu uma demanda cinco vezes maior que a marca registrada no início do ano. Por força da pandemia da Covid-19, foram realizados pontualmente novos atendimentos e transferências do Acolhimento Institucional. Preparados para atender à necessidade do munícipio, o serviço atuou previamente, nos meses anteriores, para habilitar novas famílias acolhedoras.

A equipe da Casa da Criança de Valinhos, que opera especialmente na linha de frente do Serviço de Acolhimento Familiar, soma no ano mais de 12 mil horas trabalhadas para promover a proteção das crianças e adolescentes da cidade. A instituição conta para este trabalho com áreas essenciais como psicossocial (psicologia, serviço social), administrativa, logística e limpeza.

SEGURANÇA E PROTEÇÃO
“Atuamos com atendimento humanizado e de qualidade para garantir a convivência familiar, em ambiente seguro, com pessoas habilitadas para promover o bem-estar e cuidados necessários dessas crianças e adolescentes que já passaram por algum tipo de violação de direitos. Contamos com uma equipe profissional multidisciplinar e também de apoio que se dedicam intensamente na manutenção do serviço. Cada atividade é fundamental para o cumprimento das etapas que compõem o processo de acolhimento familiar. A atuação exige muito além do preparo técnico, contamos com a identificação de cada membro desta rede, temos clara a missão de ofertar um futuro melhor às famílias envolvidas. Programamos para este ano eventos para que a sociedade valinhense possa receber as informações e ter mais oportunidades de construir um futuro promissor para as crianças e adolescentes”, explica a assistente social, Thais Amaral.

Em tempos em que ainda não há previsão de término da pandemia, a coordenação do serviço ressalta que além de todos os benefícios do Acolhimento Familiar no que tange o desenvolvimento integral da criança, trata-se da opção mais segura para proteção contra a COVID-19, uma vez que é possível permanecer com contato somente naquele núcleo familiar.

Para obter mais informações sobre o Acolhimento Familiar e fazer parte desta história, os interessados podem acessar o  site www.casadacriancadevalinhos.org.br, se inscrever nas capacitações por meio do e-mail:  familiaccava@gmail.com ou telefone (19) 3829-3410.